Dicas infalíveis para tirar manchas da roupa

Tirar manchas da roupa pode tornar-se frustrante. Saiba qual o tratamento ideal para as 8 manchas mais comuns - e difíceis. 

Dicas infalíveis para tirar manchas da roupa
As manchas mais difíceis têm os dias contados!

Batom, café, relva, gordura… Há uma série de nódoas que tiram do sério qualquer dona de casa. Se já leu as nossas dicas para tratar da roupa de forma simples e eficaz, descubra agora como tirar machas da roupa sem problemas.


Manchas de relva

Para quem tem filhos pequenos, as calças de ganga com manchas de relva nos joelhos não são uma novidade. Estas manchas podem ser removidas com uma escova de dentes velha e pasta dentífrica branca, devendo espremer uma pequena quantidade de pasta sobre a mancha, mergulhar a escova em água e esfregar até remover a nódoa por completo. Quando terminar, lave a peça de roupa como habitualmente. 


Manchas de sangue

O tratamento eficaz das manchas na roupa depende, muitas vezes, da rapidez com que ‘’atacamos’’ a nódoa. No caso das manchas de sangue, é importante não deixar que estas sequem para que a remoção seja mais fácil. Pode tratar este tipo de nódoa de duas maneiras:
  • Misturando água quente, bicarbonato de sódio (também usado para limpar o frigorífico) e vinagre e aplicando sobre a peça previamente humedecida. Esta mistura também funciona para manchas de graxa.
  • Molhando a área manchada com água, polvilhá-la com sal de mesa, esfregar uma metade da mancha contra a outra para que o sal possa desprender a mancha do tecido e, de seguida, lavar a peça de roupa como habitualmente. 


Manchas de fruta

Algumas frutas, como o pêssego ou a ameixa, podem deixar nódoas difíceis de remover. Neste caso, aplique leite a ferver sobre o local afetado, deixe atuar por 24 horas e, em seguida, lave normalmente.

Veja também: Truques caseiros para lavar a roupa
 

Manchas de maquilhagem

Manchas de batom, pó compacto ou corretor podem ser removidas se esfregar a região afetada com sabão neutro, deixar a corar durante uma ou duas horas e lavar, de seguida, a peça como habitualmente. 

Nota: Evite usar água oxigenada ou álcool para retirar as nódoas. Este tipo de produtos torna-se abrasivo quando aplicado sobre a maioria dos tecidos, enfrequecendo as fibras e amarelando-as.


Manchas de café

As nódoas de café podem ser complicadas de remover. Para tirar manchas da roupa deve, neste caso, lavar a peça imediatamente com água quente e, em seguida, esfregar gelo até que a nódoa desapareça. Aplicar uma mistura de água e bicarbonato de sódio também poderá resultar, no entanto se a mancha estiver seca o indicado será esfregar um pano húmido com vinagre branco e deixar a peça de molho. 


Manchas de gordura

Para tirar manchas da roupa que tenham sido originadas por gordura, pode tentar estas duas alternativas:
  • Colocar um papel absorvente debaixo da mancha e passar com ferro bem quente.
  • Aplicar talco sem cheiro ou farinha e retirar o produto com uma escova ao fim de uma hora. Se a mancha não tiver saído com a aplicação do talco, coloque um pouco de água quente sobre o local afetado e depois lave normalmente.


Manchas de molho de tomate

Nunca use água quente para retirar este tipo de nódoa. Ao invés, mergulhe a mancha em água fria com duas colheres de sopa de vinagre branco e uma colher de sopa de detergente da loiça. Mantenha a mancha imersa na mistura durante pelo menos meia hora, vá esfregando e enxague. Repita o processo até que a nódoa desapareça totalmente. 

Também pode gostar de: 6 coisas que não deve lavar na máquina


Manchas de vinho 

Se a mancha for fresca, absorva-a de imediato polvilhando-a com bicarbonato de sódio. Estique, depois, o tecido manchado sobre um alguidar e aplique água a ferver sobre a nódoa. Também pode usar sal sobre o derramamento de vinho e deixá-lo absorver a mancha. Depois, mergulhe-a em água fria e lave a peça de roupa como habitualmente. 


Veja também: