12 dicas para mães empreendedoras

Mães empreendedoras cheguem aqui porque temos as melhores dicas para alcançar todo o seu potencial e ser bem-sucedida.

12 dicas para mães empreendedoras
Mulher, mãe e empresária de sucesso? Claro que é possível.

Mães empreendedoras são todas as mães. Não acredita que é capaz? Pense melhor! Ser mãe implica muitos dos requisitos que uma empreendedora precisa para ter sucesso. Qual é a mãe que não domina a arte do multitasking, que não é um às a gerir um orçamento, criativa a encontrar novas formas para preparar brócolos e a melhor a resolver qualquer problema lá em casa? Já tem, dentro de si, quase tudo o que precisa ser uma empreendedora de sucesso.
 

12 Passos para alcançar o sucesso pessoal e profissional

 

1. Procure inspiração

Se o seu sonho é ter um negócio mas não sabe qual pode ser, comece por prestar atenção ao que a rodeia. No seu dia a dia, o que é que a incomoda e precisa de uma solução? Uma forma mais eficaz para limpar os pelos do gato? Um rímel que não esborrate? Um tampa para as bebidas em lata? Assim que descobrir o problema, é tempo de encontrar uma solução eficaz e, quem sabe, pode estar aqui o seu futuro.

 

2. Não tenha medo de falhar

Se tentar e falhar, pelo menos, isso aprendeu. Sem tentar, nunca vai saber qual seria o resultado do seu esforço. Nos negócios, como na vida, o caminho é feito de tentativas e erros, por isso, não tema o percurso nem o julgamento alheio. O que importa é que não repita os erros ou que, pelo menos, aprenda algo com cada deles, tornando-os combustível para o sucesso.

 

3. O poder do networking

Qualquer contacto pode ser aquele que vai fazer a diferença pelo seu negócio, por isso, nunca perca uma oportunidade para trocar contactos e deixar uma boa imagem de si e do seu projeto. Para as mães empreendedoras, pode ser mais difícil encontrar tempo para o networking, por isso, considere trabalhar num espaço de coworking, por exemplo.

 

4. Envolva a família

Deixe que a família faça parte do seu negócio, até porque, muito provavelmente vai precisar da ajuda deles em alguma fase, seja para tomar conta dos miúdos, preparar as refeições ou cuidar da casa. Ter uma boa rede de apoio à sua volta é fundamental para que se possa focar no trabalho, quando assim for necessário. E os mais pequenos também vão gostar de contribuir para o seu sucesso e, assim, mais facilmente vão entender as suas ausências.

 

5. Se é tóxico, elimine

Pessoas negativas, atraem coisas negativas por isso livre-se das pessoas tóxicas na sua vida. Se trabalha ou convive com pessoas que estão sempre a derrubar a sua confiança, que não acreditam nas suas capacidades e têm sempre uma crítica afiada, está na hora de lhes dizer adeus. Para sempre!

 

6. Tenha tempo para si

É natural que sinta o seu projeto como mais um filho (com as devidas distâncias) mas modere e lembre-se que, uma vez ou outra, tem que desligar, descansar e mimar-se para recarregar baterias e trabalhar ainda melhor. 

Aprenda a dosear. Terá períodos em que o trabalho receberá mais atenção do que família e vice-versa. Com dedicação, planeamento e organização tudo é possível mas não há super-mulheres. Pelo menos, não na vida real. Relaxe e viva um dia de cada vez.
 


7. Concentre-se na floresta, não nas árvores

Se estiver preocupada com todas as pequenas coisas que preenchem o seu dia, não consegue fazer nada e vai esgotar-se física e psicologicamente. Coloque as coisas em perspetiva, tenha uma visão geral das coisas e não se consuma com detalhes.

 

8. Aqui e agora

O multitasking tem um quê de super-herói mas não é eficaz seguir neste ritmo permanente. Dedique a sua atenção a uma coisa de cada vez e terá melhores resultados, vai sentir-se menos cansada e a sua família agradece toda a sua atenção. Os seus filhos vão reclamar se sentirem que está com a cabeça noutro lugar quando devia estar com eles. Quando é que o multitasking é permitido? Por exemplo, fazer exercício em família. 
 


9. Planeie a ementa

Somos o que comemos e é certo que será mais produtiva, mais eficaz, mais enérgica e mais feliz se tiver cuidado com a sua alimentação. Na loucura do dia a dia, vai esquecer-se de descongelar o jantar, vai pedir take-away vezes de mais ou acaba a comer fritos e massas todos os dias. Ao domingo, tire 10 minutos para planear a ementa (e restantes tarefas) da próxima semana e, de seguida, faça as compras necessárias num supermercado online. Se chegar ao ponto de não ter tempo para nada disto, delegue na família ou arranje ajuda profissional.

 

10. Defina um horário

Para conseguir fazer tudo o que é preciso, sem distrações e sem se sobrecarregar com mais do que pode aguentar, é fundamental que faça um planeamento rigoroso de cada dia. Defina horários para refeições, para responder ao e-mail e planeie as tarefas pessoais e profissionais de cada dia.

 

11. Deite-se cedo

E acorde ainda mais cedo. O organismo precisa descansar para recuperar energias mas o trabalho tem que ser feito. Mesmo você que é uma pessoa noctívaga, vai acabar por se render a esta rotina quando perceber que consegue despachar muito mais coisas pela manhã, quando todos ainda estou a dormir.

 

12. Seja feliz

A verdadeira chave para ser uma mãe empreendedora de sucesso é ser feliz. Para isto basta juntar  dois ingredientes: paixão e persistência. Vai ser que assim que começar a dedicar-se ao que a faz feliz vai, imediatamente, ter melhores resultados. Não porque seja mais fácil, mas sim porque vai estar a fazer aquilo que realmente a apaixona.


Veja também: