Publicidade:

10 dicas de marketing pessoal para prosperar na carreira

Conheça as dicas de marketing pessoal que selecionamos para si, crie o seu plano e prepare-se para melhorar a sua carreia profissional.

10 dicas de marketing pessoal para prosperar na carreira
Crie o seu plano estratégico

São vários os profissionais que se dedicam e investem anos de formação na sua carreira, mas, nem sempre, esta dedicação tem os resultados esperados no percurso profissional. Este pode ser um sinal de que precisa de trabalhar a forma como se apresenta e se relaciona com os outros. Conheça as nossas dicas de marketing pessoal e consiga os seus objetivos.

Se ainda não conhece a técnica, explicamos: trata-se de usar estratégias que valorizem o seu perfil profissional e a sua carreira, para que se destaque pelas suas qualidades, capacidades e competências.

10 dicas de marketing pessoal para o sucesso profissional


dicas de marketing pessoal

1. Conheça-se a si mesmo

O autoconhecimento irá permitir-lhe tomar as decisões mais acertadas sobre a sua carreira. Encontre, através desta reflexão, os objetivos e metas que pretende conquistar para a sua vida profissional.

2. Atualize os seus conhecimentos

Invista na sua formação, procure cursos específicos para a sua área de atuação, leia publicações recentes sobre o tema, participe em congressos, palestras e workshops. Muitas destas opções são gratuitas ou custam pouco dinheiro.

O mercado de trabalho está, cada vez, mais competitivo e é preciso ter, além das softskills, qualificações técnicas sólidas para se destacar e atingir seus objetivos profissionais.

3. Seja uma pessoa positiva

Mantenha uma postura positiva e otimista, porque ninguém gosta de pessoas carrancudas e mal-humoradas. O pensamento positivo não só influencia o ambiente de trabalho, como também atrai coisas positivas. Os seus colegas vão ficar encantados.

4. Seja gentil

Ser gentil é uma das mais importantes dicas de marketing pessoal. A forma como tratamos os outros deixa marcas, por isso, deixe a sua marca positiva nas pessoas.

Quando conversar com alguém, valorize o seu interlocutor, ouça o que os outros têm a dizer e responda num tom de voz médio e agradável. Olhe nos olhos e sorria sempre que possível. Elogie, mas seja sincero e sem exageros. Trate os outros como quer que o tratem a si.

Se for uma pessoa mais tímida e reservada, tente contrariar a tendência para a introspeção ou fale abertamente com os seus colegas sobre esta sua característica. Não os deixe ficar a pensar que é alguém sem modos e sem maneiras.

5. Melhore as suas capacidades de comunicação

Procure comunicar de forma clara e sucinta para se expressar corretamente no ambiente de trabalho. Não utilize a gíria profissional se não a dominar por completo. Ao escrever emails ou documentos, utilize corretores de texto ou ferramentas online para evitar os erros de ortografia.

6. Cuide da sua aparência

Ter uma aparência cuidada não implica gastar rios de dinheiro em roupa ou acessórios de marcas luxuosas. Esta é mais uma das dicas de marketing pessoal: ter uma imagem profissional cuidada implica ter cuidados ao nível da higiene pessoal e vestir-se de forma discreta, e sem exageros. Este conselho serve também para o perfume, deles e delas, e para a maquilhagem delas.

7. Cuide também da sua imagem virtual

É comum, hoje em dia, que recrutadores, empresas e colegas verifiquem os perfis de candidatos e colegas nas redes sociais. Tenha cuidado com o que publica, evite partilhar informações demasiado pessoais ou opiniões controversas. Utilize este espaço para publicar artigos ou outros conteúdos sobre a sua área de atuação. Deixe que as redes sociais falem bem de si.

8. Saiba trabalhar em equipa

Competência cada vez mais valorizada pelas empresas, saber trabalhar em equipa demonstra flexibilidade e capacidade de relacionamento interpessoal para gerir conflitos.

9. Faça networking

Mais uma das principais dicas de marketing pessoal: invista e amplie a sua rede de contactos. Acredite: esta rede tem uma importância fundamental para a vida profissional. Mantenha os seus contactos atualizados, relacione-se com pessoas da sua área profissional ou da área na qual gostaria de trabalhar. Participe em palestras, cursos e seminários e troque cartões de visita.

10. Separe a sua vida pessoal da profissional

Esforce-se para encontrar o equilíbrio emocional e, na balança, dê o devido espaço ao seu lado pessoal e ao seu lado profissional.

Não deixe que os problemas de casa atrapalhem o seu desempenho profissional e não permita que os problemas profissionais afetem a sua família.

Veja também: