AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Dicas para mudar de carreira

Se o seu objetivo passa por mudar de carreira, deve começar já a preparar-se. Nós ajudamos. 

4 Dicas para mudar de carreira
Quer mudar de carreira?! Saiba o que deve fazer.

Porquê mudar de carreira
 
Razões há muitas: porque não está satisfeito com o seu emprego atual, porque quer abraçar novos desafios, porque quer expandir o seu leque de competências, porque quer criar o seu próprio negócio… enfim, poderíamos enumerar vários motivos pelos quais pode (e até deve!) mudar de carreira. 
 
A situação atual que o país atravessa tem contribuído em muito para esta ânsia de mudar de carreira. Mas vamos por partes, o que deve fazer? 
 
Antes de mais, deve ter a certeza (a 200%) de que é isso mesmo que quer fazer. De seguida, basta que defina um bom plano de ação e trace objetivos claros em relação ao que quer fazer.
 

Passo a passo até ao sucesso

 

1.Responda à questão: porque quer mudar de carreira?

Começamos o texto com esta questão é verdade. E se pretende mudar de carreira deve ter uma resposta pronta. É importante que perceba se esse desejo de mudar é passageiro, devido a situações pontuais que está a viver no seu trabalho; ou se realmente tem uma motivação forte e fundamentada para justificar essa mudança. Se sim, então está na hora. 
 

2. Defina o que quer fazer

Mais claro impossível. Se pensa em mudar de carreira, isso significa que há algo que não está bem com o seu rumo atual e, certamente, haverá algo que gostaria ou ambiciona fazer em termos profissionais. Este é o primeiro passo: saber o que quer fazer, definir o caminho a seguir, estabelecer a direção a dar à sua carreira. Enfim, chame-lhe o que quiser, mas pense cuidadosamente neste ponto. Não deve mudar de carreira só por mudar; deve mudar porque tomou uma decisão ponderada e que sabe que vai fazer de si um profissional motivado e realizado. 
 
Um bom exercício para o ajudar a perceber aquilo que quer fazer, passa por listar todos os pontos em que se sente mais forte em termos de trabalho e, claro, os seus pontos fracos. Desta forma, vai ser capaz de identificar as potenciais carreiras a seguir. 
 

3. Aconselhe-se

Antes de mudar é importante que esteja muito bem informado sobre a profissão ou carreira que pretende seguir. Procure saber tudo: salários, oportunidades de emprego (ou negócio) disponíveis, possibilidades de progressão, etc. Para o ajudar nada melhor do que falar com quem já trabalha nessa área e conhece a fundo a realidade da profissão e todas as vantagens e desvantagens que acarreta, afinal conhecer o lado bom e mau é essencial, para que esteja devidamente preparado.
 

4. Atualize as suas competências

Para quem quer mudar de carreira (e não só!), este passo é fundamental. Manter-se atualizado em termos de competências e até acrescentar novas ao seu rol deve ser sempre uma prioridade; mas para quem tem como objetivo dar um novo rumo à carreira profissional é absolutamente imperativo. Mudar de carreira implica que saiba tudo sobre esse novo “mundo". Por isso, tendo definido o que quer fazer da sua vida, comece a preparar-se para “meter as mãos na massa” com a devida preparação. 
 

Não tenha medo!

Ainda que tenha certeza absoluta que quer mudar de carreira, é normal que se sinta receoso. Faz parte do processo e ser prudente nunca fez mal a ninguém. Mas já dizia T. S. Elliot: “Só quem se arrisca a ir longe demais descobre o quão longe se pode ir”.
 
Veja também: