6 dicas para mudar de carreira

Damos a conhecer dicas para mudar de carreira, para que possa preparar-se convenientemente para o momento por que tanto espera.

6 dicas para mudar de carreira
Saiba o que deve fazer antes de decidir mudar de carreira

Procura dicas para mudar de carreira? Vamos apresentar-lhe algumas dicas sobre o que deve fazer para orientar o seu destino profissional num sentido diferente do que tem no presente. Leia com atenção o que lhe apresentamos de seguida.

Conheça 6 dicas para mudar de carreira


1. Ter a certeza de que é isso mesmo que quer fazer

O desejo de mudar de carreira não pode ser motivado por algo passageiro ou sobre o qual não pensou de forma refletida. Esta é uma decisão importante, que mexerá com a sua vida quotidiana, em vários sentidos. Por isso, estar certo de que é mesmo isso que quer fazer é determinante para que não se arrependa mais tarde da decisão tomada.

2. Defina o que quer fazer

Se quer mudar de carreira porque já não se sente bem na profissão que tem no momento, convém que saiba de antemão o que realmente quer para si, ou seja, o que quer, de facto, fazer. É bom querer ser bem-sucedido numa área que lhe dá muito prazer. Por isso, terá de pensar ponderadamente sobre o que quer fazer profissionalmente, no futuro.

Um bom exercício para o ajudar a perceber aquilo que quer fazer passa por listar todos os pontos em que se sente mais forte em termos de trabalho e, claro, os seus pontos fracos. Desta forma, vai ser capaz de identificar as potenciais carreiras a seguir.

3. Pondere a questão financeira

É fantástico pensar em mudar de carreira, pensar em fazer algo que realmente o motiva. No entanto, não deve deixar o seu atual emprego sem uma segurança relativa quanto ao seu futuro financeiro. Isto significa que não deve simplesmente cansar-se do seu emprego atual e deixá-lo, apenas com um sonho na algibeira.

Saia apenas quando tiver tudo estruturado e pensado, quando estiver pronto para avançar, de modo a que as suas finanças não fiquem muito desequilibradas. Sonhar é fundamental, mas é preciso também ter os pés na terra quando necessário.

mudar de carreira

4. Aconselhe-se

Antes de mudar é importante que esteja muito bem informado sobre a profissão ou carreira que pretende seguir. Procure saber tudo: salários, oportunidades de emprego (ou negócio) disponíveis, possibilidades de progressão na carreira, etc.

Para o ajudar, nada melhor do que falar com quem já trabalha nessa área e conhece a fundo a realidade da profissão e todas as vantagens e desvantagens que acarreta. Afinal, conhecer o lado bom e mau é essencial para que esteja devidamente preparado.

5. Adquira as competências necessárias

Após decidir acerca da nova carreira que tem para si, faça toda a formação necessária para adquirir as competências necessárias à sua nova profissão ou cargo. Esta é uma das dicas para mudar de carreira mais essenciais, uma vez que não basta querer muito desempenhar uma função se não tiver as competências necessárias para tal. Pesquise sobre a nova carreira que pretende e atualize-se!

6. Vá em frente e não desista

Assim que tiver ponderado e colocado na balança todos os prós e os contras da sua decisão de mudar de carreira, será a altura de avançar com segurança.

Ainda que tenha a certeza absoluta de que quer mudar de carreira, é normal que se sinta receoso. Faz parte do processo e ser prudente nunca fez mal a ninguém. Mas já dizia T. S. Elliot: “Só quem se arrisca a ir longe demais descobre o quão longe se pode ir”.

Vá em frente e não desista perante as primeiras dificuldades. Seja determinado e persistente! Lute pelo seu sonho! Seja prudente, mas com coragem.

Estas são as 5 dicas para mudar de carreira que lhe deixamos. Desejamos-lhe muito sucesso na sua nova fase profissional!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.