7 dicas para 2 dias em Porto Santo inesquecíveis

Vai à Madeira e quer dar um salto a Porto Santo? Dizemos-lhe o que fazer, o que ver e onde comer, para dois dias de sonho nesta ilha fantástica.

7 dicas para 2 dias em Porto Santo inesquecíveis
Descubra a nossa "Ilha Dourada"

A maior estância balnear do arquipélago da Madeira é uma ótima escolha para uma pausa de verão. Mesmo que fique na ilha por pouco tempo, vai gostar de contactar com a praia, a paisagem e a comida deliciosa. Confira as nossas dicas para 2 dias em Porto Santo inesquecíveis e aproveite para conhecer um dos melhores destinos de férias em Portugal.

O que fazer em 2 dias maravilhosos em Porto Santo

Alugue um carro e percorra a ilha

Ilhéu da Cal

Porto Santo é uma ilha pequena, apresentando uma área de apenas 42,59 km2. Isto significa que basta um dia a circular de automóvel, para ficar com uma panorâmica geral da “ilha dourada”. Assim, aconselhamos que alugue um carro num dos dias de visita. Será um passeio bastante agradável, pontuado por vistas incríveis. Tome nota do que não deve perder:

  • Pico das Flores
  • Formações de areia fossilizadas da Camacha
  • Miradouro da Portela
  • Praia do Zimbralinho
  • Pico de Ana Ferreira e o seu “piano” de rochas vulcânicas
  • Pico do Castelo
  • Parque natural “Morenos”
  • Porto dos Frades

Assista ao pôr do sol na Ponta da Calheta

Pôr do sol em Porto Santo

Assistir ao pôr do sol numa ilha é sempre um momento especial. Em Porto Santo, um dos locais onde o anoitecer é mágico é a Ponta da Calheta. Aqui existe um bar e restaurante com esplanada, sendo possível acompanhar o cair da noite com uma cervejinha gelada ou até com um suculento repasto. Em alternativa, pode apreciar o pôr do sol a partir dos “Morenos”, uma experiência igualmente bem cotada na ilha.

Delicie-se com a gastronomia da ilha

Espetadas de carne

Fonte da imagem: Madeira All Year

A cozinha madeirense tem boa fama e quem visita Porto Santo facilmente retira o proveito da tradição de bem comer no arquipélago. Para além do delicioso pão do caco, das lapas e da espetada de carne, não deixe de provar o excelente peixe-espada, normalmente cozinhado com banana. A “fragateira” – um guisado com vários tipos de peixe numa base de cebola, tomate e batatas – é outro prato típico.

Fonte da imagem: ED Consulting/SIC

É bom que guarde lugar para a sobremesa: a mousse de maracujá e o pudim de ovos são bastante elogiados. E os mais gulosos não podem terminar o dia sem uma lambeca – o gelado tradicional de Porto Santo, servido em cone de bolacha. Feito a partir de uma receita que continua secreta, leva uma imensidão de pessoas a fazer fila todas as noites de verão.

Quer sugestões de restaurantes em Porto Santo? Aponte estes nomes:

  • Panorama
  • Casa do Velho Dragoeiro
  • O Calhetas
  • João do Cabeço
  • O Corsário
  • La Siesta

 


Venha descobrir a gastronomia e outros tesouros de Porto Santo com os programas de férias na Madeira da TopAtlântico. Ver preços aqui.

Procure famosos na Praia

Jorge Gabriel na Praia do Zimbralinho

Fonte da imagem: jorgegabriel.pt

Porto Santo é um dos melhores destinos de praia portugueses. A praia em si é maravilhosa, com 9 km de extensão, areia branca fina, águas calmas e apetecíveis. O clima é ótimo e há duas cerejas no topo do bolo: a elevada qualidade da oferta hoteleira e de restauração, e o facto de estar apenas a 1 hora e 45 m de avião de Lisboa.

É por isso compreensível que sejam muitas as pessoas que escolham a ilha para uns dias de férias. E entre os muitos anónimos, há sempre caras conhecidas: Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Gabriel, Dália Madruga e Maria João Bastos são alguns dos famosos que já pisaram a praia de Porto Santo. O carismático Alberto João Jardim é, no entanto, a figura mais assídua.

Mergulhe nas águas amenas do Atlântico

mar de Porto Santo

Se é dos muitos portugueses que escolhe o Algarve, ou até vai para fora nas férias, só por causa da água do mar, saiba que em Porto Santo (ou ‘no’ Porto Santo, para os locais), a temperatura da água oscila no verão entre os 24º e 25º. Uma maravilha a juntar ao facto de aqui o Atlântico se apresentar muito tranquilo.

Para além de ser ótima simplesmente para nadar, a água do mar de Porto Santo convida a fazer mergulho, snorkeling e várias outras atividades como kite surf, esqui aquático ou stand up paddle.

Visite o centro de Vila Baleira

Centro de Vila Baleira

Vila Baleira é o centro nevrálgico da ilha, sede do município e onde estão instalados os principais serviços. Seja para fazer umas compras ou para adicionar um pouco de cultura e história à sua viagem, ir até Vila Baleira é obrigatório. Aqui, não deixe de visitar a Casa Colombo – Museu do Porto Santo, onde se fala da presença na ilha do célebre explorador. Espreite ainda a Igreja Matriz, cujas origens remontam ao século XV.

Mime-se nos spas da ilha

spa porto santo

As qualidades terapêuticas do areal plano da praia e da água que banha a ilha são um dos atrativos deste destino, que oferece spas e centros de bem-estar de qualidade. Rica em cálcio, magnésio e iodo, a água do mar de Porto Santo é usada em planos de tratamento para reposição de sais minerais, perdidos pelo stress e cansaço.

O Centro de Talassoterapia do Hotel Vila Baleira é um dos mais conceituados e especializados centro de wellness de Porto Santo, mas quase todos os hotéis oferecem excelentes spas, com variados serviços ao seu dispôr, como massagens de relaxamento, aromaterapia e tratamentos de beleza, entre outros.

Estas férias, vá até à Madeira e Porto Santo! Consulte os programas de viagem TopAtlântico >>

Veja também: