4 dicas para as limpezas de primavera que vão tornar tudo mais simples

Aproveite o bom tempo e estas dicas para as limpezas de primavera e ponha mãos à obra.

4 dicas para as limpezas de primavera que vão tornar tudo mais simples
Em menos de nada, vai ficar tudo a brilhar

Primavera é sinónimo de sol, bom tempo e muita cor. Afinal, esta é época do ano em que tudo está verde e cheio e flores. E, como nem o seu lar escapa a este ambiente primaveril, com a chegada da primavera e do bom tempo, chega também a oportunidade ideal para uma limpeza geral (e profunda) à casa.

E se as longas horas que as limpezas de primavera implica podem parecer desencorajadoras, é certo que o resultado final não desilude. Como sempre queremos ajudá-lo e, portanto, decidimos dar-lhe algumas dicas para as limpezas de primavera que vão garantir mais eficiência em menos tempo.

Dicas para as limpezas de primavera: tempo e eficiência

1. Faça uma checklist

checklist

Pode parecer desnecessário, mas esta é uma das dicas para as limpezas de primavera que convém ter em conta. É que uma boa checklist de limpezas pode ser uma grande ajuda para não deixar nada por fazer.

Liste até as tarefas mais pequenas, tudo o que quer limpar, todos os papéis que quer rever e selecionar, a estante que quer organizar, as roupas que quer escolher, … enfim, tudo! Vá marcando todas as tarefas à medida que as for completando. Não tem como falhar.

2. Faça pilhas: deitar fora, reutilizar, reciclar

toss reuse recycle

Se falamos de dicas para as limpezas de primavera temos que falar de separação. Afinal de contas, estas limpezas sazonais servem para selecionar artigos que já não usa, que estavam perdidos e já nem sabia que tinha ou até que já passaram de validade.

Crie três pilhas uma para tudo o que vai deitar fora (se está fora da validade ou não usa há mais de um ano, não vale a pena guardar), outra para as coisas que pretende reutilizar (mas coloque apenas coisas que vai mesmo reutilizar) e outra para o que quer reciclar. Pode também separar coisas que queira doar (como roupas ou calçado) ou até vender (como móveis que já não usa, por exemplo).

3. Perfume o ambiente

tulipas

Se há coisa que todos gostam depois de uma limpeza profunda é o cheiro a limpo. Mas esse cheiro pode implicar cheiro a químicos dos detergentes. Ora no final, o melhor mesmo é camuflar esses odores com outros do seu agrado. Pode usar ambientadores naturais ou recorrer a plantas que pode espalhar pelo interior da casa.

4. Abasteça-se de produtos de limpeza ou de alimentos que sirvam como tal

produtos

Nesta lista de dicas para as limpezas de primavera não podia faltar a mais básica de todas: assegure-se que tem tudo o que precisa para limpar, antes de o começar a fazer. Dessa forma evita paragens desnecessárias para ir comprar este ou aquele produto que percebeu estar em falta no preciso momento em que se preparava para limpar.

Antes de começar faça uma lista de todos os produtos de limpeza que necessita e vá às compras. Em alternativa também pode recorrer às mezinhas caseiras. Sim, porque sem se aperceber pode ter na sua despensa tudo o que precisa para deixar a sua casa imaculada. É que alguns dos ingredientes que podem ser usados também para dar uma ajuda nas limpezas lá de casa. Aproveite e veja aqui alguns bons exemplos.

Veja também: