Dicas para comprar um carro usado

Comprar um carro usado tem muito que se lhe diga. Para não fazer uma má compra, deve informar-se primeiro quais os principais truques para saber escolher bem. Da mecânica ao aspecto aspecto exterior, são vários os aspectos a considerar. Atente nas nossas dicas que o podem ajudar a escolher melhor.

Dicas para comprar um carro usado
Não compre o primeiro carro que lhe aparecer. Aprenda a escolher bem


Não se esqueça do seguro! Poupe até 250€/ano com a LOGO.

Comprar um carro usado sempre foi algo bastante usual. Com crise ou sem crise, a verdade é que muitas pessoas optam por comprar um carro usado não só por uma questão financeira, mas também por outros motivos, como por exemplo o facto de serem recém-encartados e não quererem arriscar ter um carro novinho em folha. 
No entanto, quando se parte para uma compra de um carro que já foi usado, há vários factores que devemos ter em conta e que têm de ser identificados. 
Deixamos-lhe algumas dicas que o podem ajudar a comprar um carro usado e a conseguir um bom negócio.
 

1. Pesquise bem antes de comprar

Antes de comprar um carro em segunda mão, perca algum tempo a fazer uma boa pesquisa. Entre no mercado dos carros usados e peça dicas e conselhos aos profissionais da área. Antes de qualquer coisa, estabeleça:
 
  • Até quanto está disposto a investir;
  • Que tipo de carro precisa para responder às suas necessidades;
 
Depois, visite vários stands e peça aconselhamento. Poderá também fazer uma pesquisa via internet, procurando carros usados nos sites de venda de automóveis como o Standvirtual, o OLX ou o Autosapo.
 

2. Tenha em atenção

Comprar um carro, seja usado ou não, não implica apenas o investimento que se deve fazer na altura da compra. Deve ter em atenção que ter um carro, vai trazer também custos com:
 
Saiba que quanto mais recente for o carro, mais alto poderá ser o imposto de circulação automóvel. Também deve ter em conta o tipo de modelo e marca que comprar. Há certas marcas que por norma dão menos problemas que outras.
 

3. Como está a parte mecânica do carro?

Todos percebemos um pouco de mecânica, mas na altura de comprar carro usado, não se aventure e peça ajuda a especialistas para ter a certeza de que está tudo em conformidade. 
 
Quando for altura de fazer o test-drive, faça-o com alguém que perceba de mecânica. Recomendamos que o faça mesmo que o seu mecânico, que estará apto a identificar problemas de maior, caso existam. Se não tiver ninguém que o possa acompanhar, recorra a uma oficina. Não perde nada em garantir que o carro está em condições.
 

4. O que se pode identificar a olho nú

Para além do check up mecânico, há coisas que se podem identificar desde logo a olho nú, como por exemplo:
 
No exterior:
- Se existe ferrugem na chapa;
- Se há amolgadelas ou mossas;
- O estado dos pneus, se estão carecas ou com bolhas;
- As luzes;
- Os vidros.
 
No interior:
- O estado do tablier;
- O estado dos estofos;
- O funcionamento dos cintos;
- Abertura e fecho de portas.
 

5. Confira a documentação do carro

Confirme se o carro que quer comprar tem todos os documentos em ordem, como por exemplo o registo de propriedade, o livrete e se o nome do vendedor é o que está nos documentos da viatura.
 

6. Simule o seguro

Quando estiver perto de comprar carro usado e já tiver escolhido o seu modelo, perca algum tempo a simular o seu seguro e quanto irá pagar. É importante que tenha desde logo uma noção exacta de quanto lhe irá sair esta despesa.
 
A LOGO está a dar 8 semanas de seguro automóvel grátis. Vai perder esta oferta?

Veja também: