6 Dicas para quando for conduzir com nevoeiro

Conduzir com nevoeiro significa conduzir com visibilidade reduzida. Saiba o que fazer para prevenir acidentes.

6 Dicas para quando for conduzir com nevoeiro
Não deixe que o nevoeiro estrague o seu dia

Conduzir com nevoeiro é um desafio, mesmo que este seja ligeiro. A perda de visibilidade é sempre significativa, e mesmo com o uso das luzes de nevoeiro o perigo continua a estar lá. O melhor a fazer é tomar medidas de precaução e apreciar a viajem.

6 Dicas para o nevoeiro não o desanimar

 

1. Abrande

Parece ser óbvio: quando conduzir com nevoeiro, reduza a velocidade. Infelizmente, muitas pessoas pensam que basta acender as luzes de nevoeiro e ignorar a falta de visibilidade como se nada fosse – o resultado pode ser um acidente, que lhe vai sair do bolso em força.

  Proteja-se a si e ao seu bolso com os melhores Seguros Automóvel

2. Aumente a distância de segurança

Com o nevoeiro é difícil ver o que está à nossa frente, e podemos mesmo só ver quando estivermos quase a bater no carro da frente. O melhor é aumentar a distância de segurança, de modo a não correr tantos riscos. Se todos os carros na estrada abrandarem e aumentarem a distância de segurança, o nevoeiro não incomoda ninguém.

 

3. Preste atenção à estrada

O que normalmente acontece quando estamos a conduzir com nevoeiro é que começamos a prestar mais atenção a objetos ao lado da estrada, como edifícios e árvores, para termos um ponto de referência de onde estamos e a que velocidade vamos. Isto faz com que deixemos de ter tanta atenção a carros que possam não ter luzes ligadas ou a sinais de trânsito.

 

4. Evite parar na estrada

Se tiver que fazer um telefonema, descansar um pouco, consultar um mapa ou pôr maquilhagem, não pare na berma da estrada.

 Pode não ser visto por outro condutor, ou por distração ou por se ter esquecido das luzes de nevoeiro. Seja como for, não vale a pena arriscar. Além disso, não deve parar em segunda fila ou no meio da estrada de qualquer maneira.

 

5. Nunca use os máximos

Quando estiver a conduzir com nevoeiro intenso o mais provável é querer melhorar a visibilidade e querer mostrar quem manda, logo o mais lógico é ligar os máximos. Se fizer isto, só vai ficar com menos visibilidade, e vai ver que quem manda é o nevoeiro.

O nevoeiro é  composto por partículas de água que propagam e refletem luz. Se usar os máximos no nevoeiro, vai-se encadear a si mesmo.

 

6. Peça ajuda

Se estiver com mais alguém no carro enquanto conduz, não tenha vergonha de pedir ajuda. Como a visibilidade é reduzida, não custa pedir para o passageiro ficar atento a algo específico na estrada, como carros do lado direito.


Veja também: