5 dicas para conseguir vir a ser um empresário

Se quer ser um empresário mas não sabe por onde começar, temos algumas dicas para o ajudar a lançar-se e a ser um de sucesso. Afinal, ser empresário vai para além de ter uma empresa

5 dicas para conseguir vir a ser um empresário
5 dicas que o vão ajudar a realizar o seu sonho

Quer ser um empresário de sucesso, mas não sabe por onde deve começar? A verdade é que uma simples ideia não chega, pois além de ter de lidar com toda a burocracia, vai ter de operacionalizar a sua ideia de modo a que possa vir a ter um negócio sustentável. Se quer lutar pelo seu sonho, aqui ficam algumas dicas a ter em conta antes de criar a sua própria empresa, para melhorar as suas hipóteses de o fazer com sucesso.
 

5 dicas para o ajudar a lançar-se como empresário

 

1. Descubra o negócio ideal para si

Para ser um empresário vai ter de abrir um negócio, mas qual o mais indicado? A melhor forma de saber é ao explorar diferentes opções, ao saber mais sobre aquilo que o pode interessar e ao analisar como pode inserir-se e distinguir-se no mercado:  tem uma ideia inovadora? Consegue ser melhor do que a competição?

Deve ponderar apenas negócios em que saiba o que está a fazer e em que possa realmente fazer a diferença, nem que seja necessário estudar a área antes de se aventurar.

 

2. Crie um plano de negócios

Criar um plano de negócios vai ajudá-lo não só a orientar-se inicialmente, como também vai ajudar potenciais parceiros a decidirem se o seu negócio vale ou não a pena. Deve incluir uma análise do mercado, bem como um plano financeiro e as suas metas e objetivos, com prazos incluídos.

 

3. Estude finanças e contabilidade

Ser um empresário não é fácil, e o mais provável é acabar por ter de investir tempo e dinheiro na empresa sozinho, o que significa que tem de saber o que está a fazer para não ter buracos sem saber como. Mesmo que decida contratar um bom contabilista, vai ter de saber acompanhar de perto o trabalho do mesmo.

 

4. Prepare-se para trabalhar no duro

Ter sucesso no mundo dos negócios não é fácil, vai ter de trabalhar no duro e investir todo o tempo que conseguir na criação da sua própria marca, certificando-se de que esta tem uma boa reputação, além de ter de fazer os possíveis e os impossíveis para levar o seu negócio para a frente. É importante preparar-se também para divulgar a sua empresa ao máximo. 

 

5. Saiba aprender com os seus erros

Errar é humano, e ser um empresário implica não só saber aprender com os nossos próprios erros, mas também com os dos outros, para nos desenvolvermos de forma proactiva e não reativa. Não se pode dar ao luxo de cometer grandes erros, pois corre o risco de perder para a competição e deitar tudo por água abaixo.

Veja também: