Publicidade:

7 dicas para conservar fruta que tem de pôr em prática já

Para conseguir prolongar o seu bom estado há algumas técnicas que deve pôr em prática: mantenha a frescura com as nossas dicas para conservar fruta.

7 dicas para conservar fruta que tem de pôr em prática já
Dicas para prolongar o bom estado dos alimentos

As 7 dicas para conservar fruta que lhe mostramos a seguir vão-lhe permitir manter as suas frutas frescas durante mais tempo, preservando o sabor e outras qualidades.

Dicas para conservar fruta: truques infalíveis


conservar fruta

1. Não lave as frutas antes de as guardar.

As frutas possuem uma camada protetora que, ao lavar, é retirada, diminuindo assim o tempo de vida do alimento. Pode limpá-las com um pano ou papel, mas nunca as lave com água antes de as guardar.

2. Guarde a fruta em ambientes secos.

De um modo geral, as frutas aguentam mais tempo se guardadas em ambientes secos, já que os ambientes húmidos facilitam o surgimento de fungos. Experimente colocar uma folha de papel por baixo da fruta, para que absorva a humidade.

3. Embrulhe o topo das bananas em plástico aderente.

As bananas duram muito mais tempo se seguir esta dica: retire-as do cacho e embrulhe o topo em plástico aderente.

4. Guarde as frutas separadamente.

Muitas vezes, as frutas amadurecem mais depressa se estiverem juntas. Por isso, o ideal é que as peças de fruta não sejam misturadas. Mesmo se forem todas da mesma espécie, é sempre melhor mantê-las separadas.

5. Mantenha os tomates com a haste para cima.

A parte mais frágil dos tomates é a que fica em volta da haste ou do pé. Por isso, é melhor guardar os tomates com essa parte para cima, evitando o contacto com o recipiente ou com outros alimentos.

6. Guarde as uvas num saco plástico.

Para garantir a frescura e o sumo das uvas, é sempre melhor guardá-las dentro de um saco plástico no frigorífico.

7. Não tire o caroço do abacate.

Se vai usar apenas metade do abacate, mantenha o caroço na outra metade para que dure mais tempo.

Com estas 7 dicas para conservar fruta mais tempo conseguirá preservar as qualidades e sabores das peças por muitos mais dias.

Lembre-se: tal como vimos, o melhor é guardar a fruta em locais secos, mas se optar por guardá-la no frigorífico, lembre-se que deve sempre usar a parte menos fria, isto é, a gaveta na parte inferior.

Veja também: