5 dicas para cuidar da roupa

Quer garantir que a sua roupa estará sempre impecável e protegida de estragos? Com as próximas 5 dicas veja como cuidar da sua roupa de uma forma simples.

5 dicas para cuidar da roupa
Tudo o que deve fazer para manter a roupa cuidada

Cuidar da roupa é uma tarefa que não é tão fácil quanto parece. A verdade é que existem imensos tipos de tecidos e, consequentemente, cuidados que devem ter sidos em conta dificultando, assim, esta tarefa aparentemente simples. No entanto, há alguns truques que facilitam este processo e que garantem que a sua roupa permaneça impecável. Veja quais com as próximas dicas.
 

O que ter em atenção para cuidar da roupa 

 

1. Etiquetas

Tenha em especial atenção as etiquetas de cada peça de roupa. Estas etiquetas, que muitas vezes ignoramos ou cortamos, dão dicas preciosas para garantir que a roupa é cuidada da melhor forma e que se mantém com qualidade lavagem após lavagem. Muitas vezes estão presentes símbolos que indicam qual a temperatura máxima de lavagem, cuidados específicos a ter com a peça, etc. Existem muitas tabelas e artigos online que o poderão auxiliar na hora de "desvendar" estes símbolos.

 

2. Cores vs neutros

Este é um outro truque básico que lhe poderá salvar muitas peças de roupa! Na hora de lavar a roupa, faça a separação dos artigos coloridos e dos artigos neutros (nomeadamente brancos e pretos). Estas peças devem ser lavadas separadamente de forma a que a sua cor não seja alterada. Desta forma irá evitar os brancos amarelados ou os pretos desgastados! Pode ainda usar um detergente específico para peças de cor e pretas/brancas.

 

3. Lavagem manual

Existem determinadas peças que, devido ao seu tecido ou adornos, devem ter cuidados especiais. Recorrer à lavagem manual de peças delicadas é a solução ideal para garantir que está a cuidar bem da sua roupa. Peças como artigos de cetim/seda, blusas, peças de renda, etc. Por vezes, quando a roupa vai à maquina de lavar basta um pequeno puxão para puxar uma malha ou arruinar por completo uma peça!

 

4. Saquinhos protetores

Estes saquinhos foram feitos para nos ajudar e salvar na hora de cuidar da roupa. Roupas com fechos, apliques e botões devem ser lavadas dentro destes saquinhos para evitar que estas estraguem outras peças. Pode ainda optar por lavar a sua roupa interior dentro destes saquinhos para garantir que esta se mantém impecável e livre de estragos.

 

5. Secagem

Sempre que possível evite secar a roupa na máquina de secar e recorra antes ao estendal. Esta secagem natural da roupa irá manter a sua roupa cuidada e em perfeitas condições. A máquina de secar, apesar de ajudar muito, expõe a roupa a temperaturas muito elevadas promovendo a deformação das peças (encolher, criar vincos, etc.). Quando colocar a roupa no estendal tenha atenção em não colocar molas em peças que podem ficar com marcas (casacos, blusas...) e opte por usar, por exemplo, cavides.

Agora cuidar da sua roupa parece mais simples, certo? Com estas cinco dicas temos a certeza que o irá fazer da melhor forma!


Veja também: