PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

5 Dicas para dormir bem

O cansaço e as insónias têm sido uma constante na sua vida? Veja como contrariar esta situação e dormir bem com as próximas dicas.

5 Dicas para dormir bem
Tudo o que precisa de saber para ter um bom descanso

Dormir bem é uma necessidade primária de todos nós, quer para manter o corpo saudável como para manter a mente fresca e organizada. Numa altura em que o nosso dia-a-dia é tão preenchido e atarefado, o nosso corpo é o primeiro a mostrar sinais de que precisamos de descanso. Saiba como garantir o seu descanso durante o sono com as próximas dicas.
 

O que fazer para dormir melhor

 

1. Almofada e colchão: uma escolha ponderada

Estes dois itens são os principais fatores para poder descansar e dormir bem. Raras são as vezes em que, ao adquirir uma nova almofada ou colchão, ponderamos bem as nossas escolhas e em que prestamos atenção ao que o nosso corpo realmente precisa. O fator mais importante que deve reter é que a sua coluna deve ficar direita quando se deita, pelo que a almofada e colchão que escolher terão de garantir este último.

 

2. Cama: apenas para dormir

Todos nós já usamos o computador na cama quer para trabalhar quer por puro lazer. No entanto, esta poderá ser um dos principais fatores que estejam a impedir que durma bem. A nossa mente e inconsciente funciona por associação de objetos a sentimentos ou, neste caso, atividades. Se deixar a cama apenas para dormir, então o seu cérebro irá associá-la ao momento de descanso e, consequentemente, dar-lhe melhores noites de sono.
 

3. Desconecte-se do mundo

Os aparelhos eletrónicos emitem ondas que são muito estimulantes para o nosso cérebro, ou seja, são inimigos do sono. Assim que falte cerca de uma hora para se deitar, desconecte-se do telemóvel, televisão, jogos, etc. Como alternativa pode optar por fazer uma leitura leve antes de adormecer ou, até mesmo, colocar uma música de fundo tranquila.

 

4. Tome uma bebida quente

Quando o sono parece que não quer chegar, é sempre uma boa alternativa beber algo quente que relaxe o nosso corpo e nos coloque mais confortáveis. Assim, o leite quente e o chá são duas das melhores opções para despertar o seu sono e ajudá-lo a dormir bem. Chás como o de camomila, cidreira e tília são alguns dos mais calmantes que lhe aconselhamos. Se quiser adoçar a sua bebida então opte pelo mel em detrimento do açúcar que apenas lhe iria dar mais energia que, durante a noite, não iria precisar.

 

5. Evite o café e álcool

O café e o álcool são dois estimulantes que, naturalmente, dão mais energia e aumentam a frequência cardíaca. Estas duas consequências são tudo aquilo que não queremos que aconteça na hora de ir dormir! Estabeleça como regra que, a partir das 18h, não ingere alimentos ou bebidas com cafeína ou álcool e garanta que, assim, irá dormir bem durante a noite.

Preparado para dormir melhor? Com estas cinco dicas temos a certeza que as suas noites terão mais descanso e tranquilidade.

Veja também: