AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

10 dicas para estudar melhor

Sente que passa mais a horas a estudar do que gostaria e, no final, não consegue os resultados desejados? Aqui estão as dicas para estudar melhor.

10 dicas para estudar melhor
Sem estudo, pouco se consegue.

Há algumas dicas a colocar em prática para estudar melhor, conseguir melhores resultados e, assim, mais facilmente alcançar os seus objetivos. Nada se consegue sem trabalho e não apresentamos aqui uma fórmula mágica isenta de esforço mas, sim, as dicas necessárias para otimizar o seu trabalho de estudo, conseguindo mais em menos tempo.
 

10 Dicas para para estudar e conseguir melhores resultados

 

1. Descubra a sua hora

Era bom que todos funcionássemos da mesma forma mas, na vida real, não é assim. Uns são mais produtivos às primeiras horas da manhã, outros trabalham melhor à tarde ou pela noite fora. Descubra qual é o período do dia em que tem mais energia e concentração e foque o estudo nesse horário. Vai estudar mais e melhor.

 

2. Seja professor

A melhor forma de aprender é com a prática, por isso, para melhor memorizar ou entender uma matéria, ensine. Reúna os colegas para estudarem juntos e se há alguma matéria que eles não sabem bem, faça o papel de professor e ensine. Este método ajuda-o a organizar todo o seu conhecimento e bastam cinco minutos a explicar uma matéria para poupar uma hora de estudos. Se não gosta de estudar em conjunto ou não tem quem o faça consigo, simule.

 

3. Coloque em prática

Já diz o ditado que o “hábito faz o mestre”, por isso, depois de horas a decorar a matéria, é preciso colocar em prática o que aprendeu. Procure exames antigos, peça a colegas ou familiares que lhe falam perguntas ou coloque a si próprio as questões. Quando é feita uma pergunta, o cérebro para tudo para a responder, é este nível de concentração que o ajuda a estudar melhor.

 

4. Crie esquemas

A partir de um conceito principal, vá desenvolvendo o resto da matéria, seguindo uma linha de raciocínio, com o auxílio de esquemas, quadros e gráficos. Os mapas mentais são uma ótima ferramenta e uma forma de estudar melhor porque, pela forma como estão criados, ajudam a que se lembre de um número maior de informação.

 

5. Atenção à memorização

Se não entende determinado conceito, não se limite a memorizar para despachar a questão. É certo que o vai esquecer e um dia precisa lembrar-se da regra de três simples para adaptar uma receita e não consegue. Se há algo que não entende, tome nota e, na próxima aula, esclareça com o professor. 

 

6. Durante a aula

É importante tirar apontamos durante a aula porque, além de ajudarem à concentração, na hora do estudo, será mais fácil a partir das notas lembrar as palavras do professor. De nada serve transcrever ipsis verbis o que o professor diz, registe apenas datas, nomes e informação que te possam ajudar mais tarde a estudar melhor. Saber selecionar a informação a anotar é muito importante se só vai com a prática.

 

7. Resumir, resumir, resumir

Ouvir e ler não é suficiente para aprender. É preciso escrever para, por exemplo, relacionar o que aprendeu hoje com o que foi dado na aula anterior. Os resumos são a chave para esse entendimento. Transforme as palavras dos outros, seja do livro ou da aula, resumindo a matéria por palavras suas.

 

8. Reveja a matéria

No final de cada dia, é importante rever a matéria dada na aula. Este é um processo do qual não deve abdicar, porque as palavras do professor ainda estão frescas. No final, se tiver dúvidas, pode esclarecer na aula no dia seguinte.

 

9. Abra os horizontes

Ler muito e ter um conhecimento geral de vários ajuda a encontrar padrões, a relacionar matérias e melhor absorver novos conceitos. Não limite o seu conhecimento ao que aprende nas aulas e no estudo que faz em casa. Tenha outros interesses, questione-se sobre outros assuntos porque quanto mais conhece, mais fácil é de aprender.

 

10. Não insista

Por fim, não insista. É importante ter um ritmo de estudo, praticar todos os dias, testar-se e esforçar-se mas, se por alguma razão, em determinado dia não está a conseguir, pare com o estudo, tome um banho e vá dormir. Amanhã é outro dia. Só não pode é fazer disto regra.
Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: