10 Dicas para fazer compras inteligentes

Fazer compras inteligentes não é ciência nuclear mas tem muito que se lhe diga! Tome nota destas dicas e torne-se uma perita.

10 Dicas para fazer compras inteligentes
Compre menos, consiga mais.

Fazer compras inteligentes, exige tempo, paciência, uma generosa dose de planeamento e um apurado olho clínico. Haverá quem faça boas compras numa rápida visita a uma loja mas, não se engane, são pessoas com muitos anos de experiência nesta coisa de encontrar o melhor ao melhor preço. Se ainda não é o seu caso, é importante que se organize e siga alguns passos para conseguir compras inteligentes sempre!
 

10 Dicas para comprar com inteligência

 

1. Faça uma lista

O primeiro passo para fazer compras inteligentes é simples: antes de sair para as compras, comece por dar uma volta por casa para confirmar o que realmente precisa. Esta dica tanto vale para as compras de supermercado, como para quando vai renovar todo o seu roupeiro. Por muito barato que seja, pense: precisa mesmo disso?

 

2. Registe as faltas

No dia a dia, sempre que notar que alguma coisa lhe faz falta, seja um pacote de arroz, uma camisa branca ou um gadget de cozinha anote. O ideal será fazer estes registos numa app porque está sempre acessível. Na próxima vez que for às compras não se esquece do que precisa e faz compras mais ajustadas às suas necessidades.

 

3. Não tenha pressa

A pressa é inimiga da perfeição, por isso, não vá às compras com o cronómetro ligado. O ideal é definir um período para fazer as compras, que lhe permita fazer as coisas com calma mas focada no objetivo, com ponderação e sem precipitações.

 

4. Tenha atenção à qualidade

Quando compra roupa, confirme a qualidade do material, experimente e pare um pouco para pensar que outras combinações pode fazer com essa peça de acordo com aquilo que tem no seu roupeiro. Se é uma peça cara, pense bem se vale a pena, tem a certeza que lhe vai servir para mais do que uma estação?

 

5. No supermercado

Já aqui deixamos boas dicas para fazer a lista de compras mas relembramos as essenciais: faça uma lista, controle os preços dos seus produtos produtos preferidos, analise detalhadamente os folhetos de promoções, não vá às compras com fome ou deprimida, colecione cupões e adira aos cartões das grandes superfícies.

 

6. Os saldos

São uma ótima altura para renovar o roupeiro, comprar para a estação seguinte ou descobrir aquela peça que namora há meses a um preço mais barato. Vá às compras cedo para encontrar as lojas arrumadas, as melhores peças e as colaboradoras mais disponíveis. Aposte em peças clássicas, de boa qualidade, que nunca passam de moda e pode misturar com outras mais tendência.

 

7. Atenção às tendências

Só porque algo está na moda, não quer dizer que tenha que o comprar. Seja uma tendência de moda, de decoração ou, mais em voga por estes dias, de alimentação. No que à moda diz respeito, pense bem na imagem que quer passar e no seu tipo de corpo e não seja escrava das passarelas. Seja fiel a si própria.

 

8. Na dúvida, pare

Se está na dúvida em relação a determinado artigo, a resposta é muito simples: não compre. Seja porque o preço é caro, porque não tem a certeza se lhe fica bem ou porque já tem catorze facas de descascar em casa… se está indecisa, não compre!

 

9. Compre online

Prefira as compras online mas, se ainda não conhece a loja, não tem bem a certeza da qualidade do material, não sabe como são os tamanhos ou ainda não experimentou o serviço, não faça grandes compras de uma vez. Vale para roupa, como para livros ou eletrodomésticos. Faça uma pesquisa online para saber mais sobre a loja, compare preços e comece com compras pequenas.

 

10. Dinheiro vs Cartão

Por fim, para fazer compras inteligentes, prefira pagar em dinheiro. Ao pagar com cartões, de débito ou de crédito, é certo que vai gastar mais do que precisa ou pode! Não vê o dinheiro a sair e não lhe dói no bolso. Por isso, antes de sair para as compras, defina o valor que pode gastar e leve dinheiro na carteira. É garantido que vai pensar, pelo menos, duas vezes antes de gastar, logo, faz compras mais inteligentes.
 
Veja também: