5 dicas essenciais para quem quer fazer um cruzeiro

Para que tudo corra bem, é preciso estar preparado antes de embarcar, por isso escolhemos estas dicas para si.

5 dicas essenciais para quem quer fazer um cruzeiro
Dicas para embarcar em segurança

Uma das melhores maneiras de conhecer o mundo é fazer um cruzeiro. Serviço de hotelaria de qualidade, a magia da vida no alto mar e o bónus de acordar todos os dias num novo destino. Quase que apetece perguntar se falta muito para embarcar! 



5 dicas para fazer um cruzeiro de sonho


COMO ESCOLHER UM CRUZEIRO IDEAL?

Antes de fazer um cruzeiro é muito importante informar-se sobre o mesmo. Primeiro é preciso escolher a rota, estar atento e perceber se o cruzeiro dos seus sonhos vai parar nos portos que quer conhecer. É importante também saber a duração do mesmo e as ligações que terá de fazer antes e depois de terminado o cruzeiro. Muitas vezes o preço do cruzeiro não inclui o preço da viagem até ao porto de partida e o regresso, e é preciso adquirir bilhetes de avião à parte.

É também importante ter atenção ao alojamento, porque a diferença entre preços nos quartos, não reflete só as diferenças na qualidade do quarto ou nos serviços prestados, mas também na localização do mesmo dentro do navio.
 

O QUE LEVAR?

Primeiro de tudo, roupa adequada ao destino e à estação do ano em que efetua a viagem. Por norma, sendo verão, convém escolher roupas frescas, fatos de banho, mas convém não esquecer que as noites no alto mar podem ser frias. Também é importante levar roupa mais cuidada para os almoços e jantares, e roupa de gala para jantares formais e eventos mais exclusivos muito comuns nos cruzeiros e que requerem dress code. Um vestido de noite para as senhoras e um casaco, camisa e gravata para os homens devem estar sempre na lista.

Antes de embarcar guarde na sua bagagem de mão uma muda de roupa e um traje de banho para assim poder aproveitar as piscinas ou apanhar uns banhos de sol, mesmo que a sua mala chegue mais tarde ao seu quarto. Muito importante é não se esquecer de identificação, assim como de medicação caso precise e do protetor solar, sempre fundamental para quem anda no alto mar. 
 

O QUE NÃO É PERMITIDO LEVAR NO CRUZEIRO?

Antes de fazer um cruzeiro é importante informar-se sobre objetos que não serão aceites a bordo. Cada navio disponibiliza documentação sobre o que pode e não pode embarcar e convém consultar antes de partir, para não ficar sem algum objeto no momento do embarque. Se quiser embarcar um animal de estimação convém informar-se antecipadamente, pois na maioria dos navios, não é permitido fazê-lo.
 

COMO SE PROCEDE O EMBARQUE?

Tal como o check-in nos aeroportos, num cruzeiro é importante chegar com antecedência. Por norma, o check-in abre quatro horas antes do barco partir. Tente não se atrasar e trate de embarcar a mala primeiro, depois sim, faça o check-in e embarque, instalando-se no quarto que lhe foi destinado.
 

COMO GERIR GASTOS A BORDO?

Quando vai fazer um cruzeiro, a grande fatia da despesa vai para o custo do cruzeiro, mas contudo a conta não fica por aí. Em muitas viagens as bebidas não estão incluídas, tenha cuidado e confirme bem se tem tudo incluído ou não.

As despesas nas lojas também não estão incluídas, assim como alguns jogos e certamente o casino. Os espetáculos por norma não são pagos, mas em alguns casos é preciso reservar bilhete, pois a lotação é pequena. Nos portos terá sempre despesas adicionais. Mesmo que no cruzeiro já esteja incluído o transbordo do porto para o centro da cidade, ou até mesmo algum itinerário turístico, é natural que queira explorar a cidade por si, tendo de pagar táxi, refeições e bebidas. As excursões também costumam ser pagas à parte. Por outro lado, se precisar de trocar moeda, informe-se antes de partir, para não perder muito dinheiro com o cambio.

Dormidas dentro e fora do país a preços imbatíveis >>

Veja também: