Publicidade:

As 6 melhores dicas para fotos impressionantes

A fotografia é a sua paixão ou hobby? Gostava de melhorar ou está a começar a fotografar? Fique com as nossas dicas para fotos de qualidade.

As 6 melhores dicas para fotos impressionantes
Tire partido do seu hobby

Se gosta de fotografia, sabe que ter material de qualidade é importante. Contudo, mesmo que olhe para a arte de captar imagens como um hobby, com algumas simples dicas para fotos, pode melhorar as suas capacidades e a qualidade dos seus trabalhos.

Um bom fotógrafo deve saber criticar o seu próprio trabalho, para perceber em que pontos pode melhorar. A prática leva à perfeição, por isso, aplique estas dicas para fotos que lhe deixamos, faça sucesso nas redes sociais e, quem sabe, ganhe dinheiro com as suas fotografias.

6 dicas para fotos de qualidade


dicas para fotos com smartphone

1. Conheça bem a sua máquina

A impaciência de um fotógrafo ao estrear uma nova máquina fotográfica é equiparável ao entusiasmo de uma criança ao abrir um novo brinquedo. E em ambos os casos, o manual de instruções fica esquecido.

Convém conhecer todas as funcionalidades da sua máquina (ou até as especificidades técnicas do smartphone, se o utiliza com este propósito), e para isso é preciso ler o manual de instruções e saber para que serve cada botão ou cada opção do menu.

2. Observe outros trabalhos

Analise, observe e estude o trabalho de outros fotógrafos (amadores ou profissionais), que admira. Siga-os nas redes sociais (sobretudo páginas de Instagram ou Flickr), veja blogs, etc. Visite exposições de fotografia, compre ou consulte livros. Aprende-se muito a partir da observação, sobretudo nas artes visuais.

3. Crie a sua própria inspiração

Prefere fotografar no interior ou exterior? Paisagens ou pessoas? Retratos, close-ups, panorâmicas? Gostaria de fotografar ocasiões ou eventos especiais ou prefere ter alguém a posar? Crie mood boards com o que o inspira: outros trabalhos, materiais, artigos etc.

Tudo o que à volta de um tema, de uma cor, de uma ocasião que o inspira. Acaba por tornar-se parte envolvente do objeto a fotografar. A paixão sob determinado assunto melhora imediatamente qualquer atividade.

4. Reveja as suas fotos anteriores

Um dos mais importantes conselhos para melhorar e dicas para fotos de alta qualidade resido mesmo na autocrítica. Não se acomode no trabalho que tem feito, mesmo que esteja satisfeito.

Para crescer como fotografo é preciso olhar para trabalhos anteriores, perceber o que pode ser melhorado ou até o que faria diferente se o trabalho fosse feito agora. Podem surgir novas ideias, técnicas ou até uma vontade de revisitar estilos em que já trabalhou no passado.

ALT fotos

5. Estude a composição

A composição fotográfica e a ordem dos elementos do plano, e inclui também a qualidade estética da imagem a captar, desde cores, a texturas e formas. Concluindo, a composição é que vai transmitir o efeito emocional da imagem e para o fazer, alguns elementos devem estar bem determinados.

Experimente a focagem, a posição dos elementos, os planos. Existe a famosa regra de terços, por exemplo. Desenvolva o seu olhar fotográfico. Sem ele, nem a melhor câmara do mundo pode ajudá-lo.

6. Fotografe na natureza

Resumidamente, uma das melhores dicas para fotos que pode receber para melhorar a qualidade do seu trabalho é fotografar na natureza: fauna, flora, água e especialmente o céu. Elementos que estão constantemente em transformação e cuja beleza natural é a base para toda a inspiração do mundo.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.