Dicas para gravar vídeos com smartphone

Temos várias dicas para gravar vídeos com smartphone… Esqueça as câmaras de filmar e as fotografias! E até as GoPro porque são muito caras, óbvio!

Dicas para gravar vídeos com smartphone
Um vídeo pode ser bem mais interessante que uma simples fotografia!

Gravar vídeos no smartphone tem-se tornado uma autêntica arte. E como pensamos sempre nas suas necessidades fizemos uma lista de aspetos a ter em atenção na hora H.

Antes de começar é preciso limpar as lentes. Sim, porque ninguém quer ficar com uma mancha no meio do ecrã. Seja uma camisola ou o pano utilizado normalmente para limpar as lentes dos óculos, o importante é limpar.

8 Dicas para gravar bons vídeos com o seu smartphone

1. Ainda antes de clicar no botão de gravar, não se esqueça de verificar a memória do seu smartphone. Muitos dos dispositivos já gravam em HD. Tudo muito bonito, mas a memória do telemóvel é que sofre.

2. É importante saber onde está o microfone, principalmente para não o tapar com as mãos enquanto filma. A imagem até pode estar muito bonita, mas se não conseguir captar o som, pode ter problemas com o resultado final. O microfone está sempre na parte inferior do dispositivo, portanto cuidado.

3. Não despreze a estabilidade. Um vídeo todo tremido não agrada ninguém. A solução? Usar as duas mãos. Não seja preguiçoso, empenhe-se e o resultado final será o melhor. Tenha, por isso, atenção aos movimentos bruscos e repentinos. As câmaras dos smartphones não estão preparadas para acompanhar movimentos mais rápidos, por isso, tenha calma e pense antecipadamente no que quer filmar e nos movimentos que terá de fazer para os fazer com mais calma.

4. Pode parecer básico, mas é melhor prevenir do que remediar. Filme sempre com o monitor na posição horizontal: apanha mais elementos, um maior campo de visão, e o vídeo fica automaticamente preparado para ser visto em qualquer tela (seja no computador, no tablet ou mesmo na televisão).

5. Esta dica é mais difícil: olhe à sua volta e repare bem na fonte de luz, na sua posição, e na sombra. Se o contraste entre a luz e a sombra for muito grande, torna-se difícil para o seu dispositivo equilibrar tudo.

6. Não use o zoom: além de ser muito 2010, tira qualidade ao vídeo. Algumas câmaras param ainda a captação do vídeo quando se faz zoom – e essa é a última coisa que nós queremos que aconteça.

7. Atenção à bateria! Os vídeos gastam muito mais bateria do que outras funções dos dispositivos.

8. Tal como nas fotografias, é preciso ter em atenção ao ângulo da captação da imagem: pode tornar um vídeo muito mais interessante. Neste aspeto, o único conselho que lhe podemos dar é dar asas à imaginação e experimentar.

Veja também: