AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Dicas para investir em si mesmo

Investir em nós é meio caminho para o sucesso. O sucesso não é fruto da sorte mas antes de muito trabalho. Conheça as nossas dicas para investir em si mesmo

Dicas para investir em si mesmo
Conheça algumas dicas que lhe podem trazer o sucesso

O sucesso pessoal não é motivado pela sorte. Sucesso implica muito trabalho e implica investir em si mesmo.

É interessante perceber as características das pessoas que têm sucesso na sua vida pessoal e vida profissional. Muitos pensam que os motivos do sucesso são sorte ou "cunha", pensando assim talvez por comodismo. Para evitar que iniciem um verdadeiro esforço de crescimento pessoal, que irá exigir sacrifício e muito trabalho.

Antes de lhe deixarmos algumas ideias sobre como investir em si mesmo, sugerimos que se coloque algumas questões:
  • Acho que o sucesso é fruto da sorte ou do trabalho?
  • Prefiro gastar o meu dinheiro num jantar ou num bom livro?
  • Estou disposto a dormir menos para tirar um curso de especialização?

O sucesso depende (maioritariamente) de si:

Em vez de pensar que o sucesso é resultado de sorte pense que o sucesso pessoal e/ou profissional depende fundamentalmente de si. Depende do seu trabalho, do seu esforço, do seu estudo e da sua persistência. Ser bom exige sacrifício mas as recompensam podem ser muito positivas.

Se quiser aumentar a probabilidade de ter sucesso deverá procurar investir nas competências que são mais valorizadas pelo mercado, competências que poderá transformar em dinheiro. Na prática, o que estará a fazer é aumentar o valor/hora do seu tempo.


7 áreas de relevo onde investir:


1. Aprender uma segunda ou terceira língua

Hoje em dia não faz sentido não saber falar inglês. Aliás, a maioria dos empregadores exige o domínio desta língua nos seus processos de recrutamento. Se quiser ser ainda mais valorizado poderá aprender uma terceira língua, como o espanhol, o alemão ou mesmo o mandarim. Foque a sua atenção nas línguas do futuro!


2. Aprender novas tecnologias

O domínio das novas tecnologias é uma competência também muito valorizada pelo seu potencial de aumentar a produtividade do seu trabalho. Existem muitas ferramentas muito úteis e competências muito valorizadas como sendo o SAP ou os conhecimentos de marketing digital e SEO. Naturalmente que a busca de novos conhecimentos deve ir de encontro aos seus gostos e competências, mas deve sempre pensar no potencial de mercado destas mesmas capacidades.


3. Esteja atento ao mundo

Ter cultura geral e estar a par dos acontecimentos é fundamental para ter uma boa conversa e para saber as tendências e inovações. Nunca se esqueça que Portugal é um país pequeno e que a inovação é feita no exterior. É certo que também somos capazes de criar e inovar, mas fazemo-lo muitas vezes com os olhos postos nas melhores práticas do estrangeiro.


4. Defina objectivos

Para poder investir nas suas capacidades e competências deverá saber os seus objectivos. Quer investir para quê? Para ganhar mais dinheiro? Para ter progressão na carreira? E qual a carreira que gostaria de ter?


5. Procure aconselhamento

A opinião de profissionais competentes pode ser uma grande ajuda para definir o caminho que irá iniciar. Pode consultar um psicólogo ou um coach de modo a clarificar as suas ideias. Não se esqueça, contudo, que as decisões é você que as toma. Para o bem e para o mal o resultado das decisões terá consequências em si e a na sua família.


6. Procure a credibilidade

Se o seu objectivo é estudar tenha sempre em atenção que nem todas as escolas ou universidades são iguais. Pode acontecer que tenha de pagar mais por um curso ou certificado de uma escola mais reputada. Contudo, deve olhar para esse custo como um investimento que irá ter um retorno.


7. Invista nas relações

O ser humano é um ser de relações. O mundo profissional valoriza bastante as relações e estas podem ser a diferença entre o sucesso e o insucesso. E falamos nisto pela positiva. Ter boas relações ajuda-nos a estar a par das novidades. Possibilita-nos aproveitar boas oportunidades e ajuda a construir projectos criadores de valor. Nunca se esqueça que as suas relações profissionais e pessoais podem fazer muito por si (e não se esqueça que o contrário também é verdade).


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal actualizada ao minuto.

Não se esqueça de si!

Uma última ideia de grande relevo. Não devemos apenas focar-nos nas competências intelectuais. Devemos ter em atenção também a nossa saúde e a nossa condição física. Pode investir parte do seu tempo num ginásio ou em aulas de grupo. Melhora não só a sua saúde mas também aumenta a sua confiança e melhora a sua postura.


  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.

Veja também: