Publicidade:

6 dicas para jovens condutores

Com a carta em mãos? Conheça aqui as melhores dicas para jovens condutores. Aquilo que, de facto, precisa mesmo de saber.

6 dicas para jovens condutores
Para ser um bom condutor é preciso prática

A partir dos 18 anos já se pode ter a carta. Animado? Apostamos que sim. Já imaginou encontrar um sítio onde pudesse ter algumas das melhores dicas para jovens condutores? Se sim, quais acha que seriam? Conduzir devagar? Não beber e conduzir? Se é o seu caso e quer somar bons conselhos, chegou ao sítio certo.

Separámos algumas das melhores dicas que um jovem condutor, que acabou de passar pelo stress das provas, poderia receber para continuar a praticar e ser um ótimo condutor.

6 dicas para jovens condutores


1. Continue a treinar

car

Passado o momento de adrenalina das provas e com o seu documento em mãos, a primeira coisa a fazer é: continuar a praticar. Conduzir um pouco todos os dias, ou todas as semanas, é uma das melhores dicas para jovens condutores. Deixar de praticar pode tornar o iniciante inseguro e mais propenso a envolver-se em acidentes.

Se não tiver um carro para praticar, opte por fazer algumas aulas avulsas na escola de condução. Isto vai proporcionar mais experiência e uma posição mais confortável.

2. Conheça o seu carro (ou o carro que vai conduzir)

carro

Dicas número dois para jovens condutores: não adianta ter um carro novo à frente e não saber como este se comporta nas suas mãos.

Antes de entrar e conduzir, conheça-o primeiro: ajuste os bancos, os espelhos, saiba onde estão todos os botões e comandos, teste a troca das luzes e piscas, a luz de nevoeiro e os limpa para-brisas. São coisas simples, mas que podem causar confusão durante os momentos em que a ansiedade de estar na rua aparece.

3. Pegue a estrada

jovem condutor

Se tirou a carta há pouco tempo e adora velocidade, tenha calma. Antes de acelerar por percursos curtos dentro do perímetro urbano, tire um dia para andar na estrada e sentir a força da aceleração (dentro dos parâmetros de segurança e dos limites de velocidade permitidos por lei, claro!).

4. Utilize a faixa da direita

street

A faixa da direita não é limitada aos carros com pouca potência, ela existe para os veículos que estão a circular na velocidade média estabelecida.

A faixa da esquerda é destinada para aqueles que pretendem uma ultrapassagem. Para um jovem condutor a dica é simples: não se sinta pressionado a estar na faixa da esquerda. Ultrapasse quando necessário, mas sempre ao seu ritmo e mantenha-se à direita até ao seu destino final.

5. Conduza com mau tempo

rain

Um dos melhores testes para alguém em posse da sua nova carta de condução é utilizar o carro com chuva, vento ou muito trânsito. As diferenças no tempo acabam por causar diferença no tráfego e, consequentemente, forçam os condutores a levarem os carros de outra maneira. Isto sem falar em detalhes como visibilidade e aquaplanagem, no caso de chuva, e controlo da embraiagem, no caso do trânsito.

6. Esqueça o telemóvel

carro

Essa é uma das dicas para jovens condutores, e condutores em geral, que já é mais do que conhecida, mas que vale sempre ser lembrada: esqueça o telemóvel quando estiver ao volante. Além de ser proibido por lei, é ainda um perigo enorme para si e para os outros cidadãos. Não existe nada no telemóvel que não possa esperar alguns minutos e, em caso de emergência, basta encostar o carro antes.

Veja também: