AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 dicas para mães trabalhadoras

Ser mulher, esposa, mãe, dona de casa, trabalhadora ou empresária ao mesmo tempo não é fácil. Fique com estas dicas para mães trabalhadoras.

6 dicas para mães trabalhadoras
Saiba como aproveitar o tempo

O papel da mulher na sociedade mudou muito no último século. Hoje, a mulher assume-se não só como mãe e dona de casa, mas também como trabalhadora e empresária, muitas vezes em funções de topo.

Mas as moedas têm sempre duas faces. E gerir o dia-a-dia é, cada vez, mais difícil.

Para mães trabalhadoras, tentar equilibrar a vida familiar e a carreira traz muitas vezes sentimentos de culpa: porque acreditam que passam pouco tempo com os filhos ou porque notam que estão a perder oportunidades em termos profissionais. Por outro lado, sentem que deixam de ter tempo para si próprias.

Temos boas notícias! Um estudo da Harvard Business School diz que as filhas de mães trabalhadoras têm maiores probabilidades de ter emprego, de ocupar cargos de supervisão e de receber melhores ordenados do que as filhas das mães a tempo inteiro. Por outro lado, os filhos de mães que trabalham passam mais tempo a cuidar de familiares e a tratar de tarefas domésticas, refere o mesmo estudo.

Agora que já está livre dessa culpa fique com estas dicas para melhorar a sua vida.
 

6 ideias para mães trabalhadoras  


1. Levante-se mais cedo à semana e durma mais ao fim-de-semana

Não é preciso muito, basta levantar-se mais cedo 15 minutos que toda a gente que vive lá em casa. Isso vai dar-lhe tempo para preparar algumas coisas sossegada, poder usar a casa de banho descansada, saborear o seu café em paz e até espreitar as notícias. O seu dia vai começar de forma mais positiva.
Depois, aproveite os fins-de-semana para dormir até mais tarde. Não, isso não vai permitir recuperar todas as horas de sono perdidas. Mas sabe bem!
 


2. Divida as tarefas e aprenda a delegar

No trabalho é muito boa a delegar tarefas mas isso não acontece em casa? Muitas vezes as mulheres tentar compensar o tempo que passam fora de casa e querem fazer tudo para mostrar que são capazes! Não vá por aí.
Divida as tarefas com o marido e até mesmo com os filhos quando são mais crescidos. Vai fazê-los ganhar responsabilidade e valorizar o seu trabalho.
 


3. Feche-se no quarto (ou na casa de banho) durante uns minutos

Sabia que os estudos dizem que uma mãe só tem, em média, 17 minutos para si própria durante o dia? Por isso, feche a porta do quarto durante alguns minutos e faça uma coisa de que gosta. Pegue num livro, numa revista, faça uma máscara facial ou feche os olhos e descanse. Depois vai sentir-se mais relaxada.
 


4. Faça algo novo

Um curso de línguas, pintar, jardinagem, artesanato… fazer uma atividade nova vai fazê-la sair da rotina. As emoções positivas que daí advêm vão permitir que ganhe nova energia para enfrentar o trabalho e a vida familiar.
 


5. Faça exercício

Os benefícios de fazer exercício físico são mais que conhecidos. E não precisa de guardar muito tempo para isso. Além disso, pode integrar os seus filhos e o marido nessa atividade. Vai ser saudável e até pode ser divertido para todos. Pode começar por pequenas caminhadas.
 


6. Tire todas as férias a que tem direito

Não precisa de ir para fora, mas usar os seus dias de férias vai permitir que alivie o stress do dia-a-dia e isso vai melhorar o seu estado de espírito, a sua criatividade e até a sua performance profissional quando regressar ao trabalho. Pode aproveitar esses dias para passar tempo de qualidade com as crianças ou para fazer coisas novas.
 
Faça mais pela sua carreira >> Veja também: