Dicas para não ser enganado pelo mecânico

Alguns conselhos para não ser enganado pelo mecânico na próxima visita à oficina. Na era da informação pode estar bem preparado para evitar estas situações.

Dicas para não ser enganado pelo mecânico
Muitas vezes é uma questão de confiança

Homens e mulheres têm amigos. Muitas vezes falamos dos de quatro patas, mas aqui vamos abordar os de quatro rodas.
Quando o de quatro patas está doente fazemos uma visita ao veterinário, no entanto quando é o nosso automóvel a consulta é feita na oficina.
O mecânico é o médico dos carros e, como queremos ter o nosso automóvel em boas condições, as visitas à oficina são inevitáveis ao longo da vida dos companheiros de quatro rodas. Aqui vamos focar-nos nos mecânicos e não nos veterinários.
 
Como queremos estes amigos em boas mãos sem sermos enganados, veja algumas dicas para não ser enganado pelo mecânico, já que já uns que não resolvem o problema pela raiz ou então que fazem coisas que não são necessárias.
 

Procure um mecânico de confiança

Parece uma tarefa difícil, no entanto pode ser mais fácil do que imagina. Converse com os amigos e família porque há sempre alguém que pode ajudar, ou porque já levam lá o carro ou porque são amigos, as opções são ilimitadas.
 
Faça um teste ao mecânico que escolher para acompanhar o seu carro, do tipo mecânico de família.
Leve o seu carro com um problema ao mecânico, mas sabendo de antemão qual é o mesmo. Se o mecânico lhe der a resposta que você já sabe é um bom sinal de que pode confiar nos seus serviços.
 
Futuramente, se o seu carro tiver um problema e estiver longe consulte sempre o seu mecânico para evitar ser enganado pelo mecânico mais próximo.
 

Peça sempre um orçamento

Ter um orçamento da reparação pode evitar surpresas desagradáveis, pois o mecânico sabe que não se pode "esticar" nos valores. 
Se surgir algum imprevisto obrigue-o a ligar-lhe antes de fazer qualquer reparação, de forma a evitar surpresas.
No final não se esqueça de pedir fatura com o número de contribuinte para as deduções no IRS.
 

Avalie a limpeza

Este é um indicador ambíguo, pois pode não ser totalmente certo, contudo uma oficina limpa e organizada pode ser um sinal de preocupação e atenção ao pormenor, o que pode significar que não vai ser enganado pelo mecânico.
 

Pesquise

Faça pesquisas com os sintomas do carro antes de visitar o mecânico, pois pode encontrar a fonte do problema em fóruns ou em alguns sítios da internet, evitando ser enganado pelo mecânico. Estamos na era da informação e deve usar isso a seu favor.
 
As reparações são necessárias, mas pode prevenir-se para não ser ludibriado. 
Carros e humanos vivem realidades semelhantes.
 
Para quê pagar mais pelo seguro automóvel? Poupe aqui até 250€ por ano com a LOGO!

Veja também: