Publicidade:

5 dicas para negociar como um autêntico profissional

Quer saber negociar como ninguém e tornar-se num “ás” da negociação? Estas dicas são para si!

5 dicas para negociar como um autêntico profissional
Comece a praticar hoje mesmo

Saber negociar como um autêntico profissional pode parecer uma tarefa quase impossível para grande parte das pessoas. Para muitos, a arte de negociar é um dom difícil de dominar. Seja para comprar um automóvel, uma casa ou até um simples contrato, saber negociar pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução para as suas necessidades sem sacrificar a sua vontade.

5 dicas fenomenais para negociar como um profissional

Se costuma dizer que não tem jeito para negociar um desconto que seja, estas dicas vão torná-lo num autêntico profissional da negociação: em casa, no trabalho ou em qualquer superfície comercial.

1. Vá preparado

A melhor negociação é aquela que está preparada. No mundo laboral é extremamente importante saber bem o que pretende e estar preparado para qualquer tipo de negociação: pratique e pratique mais ainda para evitar nervosismos desnecessários.

2. Saiba ouvir

A arte de saber negociar implica uma excelente capacidade comunicativa: é importante saber expor os nossos pontos de vista, mas é também essencial saber ouvir. Quando ambas as partes estão dispostas a esgrimir argumentos e a ouvir quem está do outro lado, é mais fácil chegar a um entendimento justo para ambas as partes.

dicas para negociar como um profissional

3. Esteja atento à linguagem não-verbal

Esta pode ser um a tarefa árdua: esteja atento aos sinais corporais de quem está do “outro lado da barricada”: mantenha sempre contacto visual, não assuma uma postura extremamente defensiva e rija, mas, ainda assim, saiba controlar as suas emoções. Do mesmo modo, saiba analisar a postura corporal da pessoa (ou pessoas) com está a negociar e tente encontrar a melhor forma de negociar sem entrar em conflito direto.

4. Encontre um meio-termo

Como se costuma dizer no mundo empresarial, saiba encontrar uma situação “win-win”. Em vez de estar focado em ganhar qualquer discussão ou argumento, tente encontrar um meio-termo que satisfaça ambas as partes. Para saber negociar também é importante ser flexível e ceder na altura certa.

5. Crie empatia

Cá vai a última dica para saber negociar: crie empatia com quem está do outro lado. Para qualquer tipo de negociação é importante criar uma relação de confiança. Esteja realmente interessado no que a outra parte tem para dizer, saiba escutar atentamente sem interromper a toda a hora e, muito importante, não assuma uma postura agressiva enquanto expõe os seus argumentos.

Se colocar em prática estas nossas dicas poderá tornar-se num mestre na arte da negociação. Vai ver que, afinal de contas, os seus negócios e contratos saem mais baratos e em conta para a sua carteira.

Veja também: