AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Dicas para organizar estudo

Estuda desde sempre mas será que o faz bem? Consulte as nossas dicas para organizar o estudo.

Dicas para organizar estudo
7 Dicas para organizar o estudo

Para começar a organizar o estudo, confirme que tem tudo o que precisa e defina os objetivos para o novo ano letivo. Lembre-se que o estudo começa na escola, estar atento e tirar apontamentos nas aulas é meio caminho para o sucesso. Saiba quais são as nossas dicas para organizar o estudo.
 

1. Cuide-se

Tenha uma alimentação equilibrada, faça desporto, deite-se e acorde sempre no mesmo horário. Estas rotinas são fundamentais para se manter saudável, focado e ter tempo para tudo.
 

2. Concentre-se

Quando estiver a estudar, desligue-se da televisão, do tablet, do rádio, do telemóvel e das redes sociais. Não estude deitado ou num local comum, com conversas e barulhos, faça-o isolado, numa secretária e cadeira adequadas.
 

3. Tenha uma agenda

Seja em papel, no computador ou no telefone, ter uma agenda é essencial para organizar o estudo – e a vida! Marque as datas dos exames, anote as tarefas que não podem ser esquecidas e todos os compromissos. Liberte a cabeça destes detalhes e o estudo vai correr melhor! 
 

4. Defina horários

Com a ajuda do Excel, faça um horário semanal com todas as suas atividades e afixe-o no local de estudo. Inclua as aulas, o período de estudo para cada disciplina, o exercício, as atividades extracurriculares, assim como as refeições, o tempo livre e, até, o tempo que demora no percurso casa/escola. 
 

5. Faça escolhas

Adorava aprender piano e saxofone, praticar ténis, pertencer ao grupo de jovens e jogar futebol? Não vai ter tempo, nem cabeça, para tudo. Dê prioridade aos estudos e escolha apenas uma atividade extra.
 

6. Faça resumos 

Todos os dias, resuma a matéria dada em cada disciplina. Comece pelas disciplinas mais difíceis e termine nas mais fáceis. Seja rigoroso no estudo diário mas faça pequenos intervalos de 15 minutos por cada hora de estudo.
 

7. Aprenda técnicas de compreensão e memorização

Algumas matérias precisam de compreensão outras de memorização, pelo que é importante pesquisar técnicas e dominar ambas. Colocar as ideias por palavras suas ou usar auxiliares visuais, como esquemas ou tabelas, são bons aliados para melhor entender e memorizar a matéria. 
 
Siga as nossas dicas para organizar o estudo e dê prioridade à escola mas não faça disto um regime militar. Descanse ao domingo e tenha tempo para os amigos, a família e a para si.
 
 
Prepare o seu futuro, faça aquela formação profissional que tanto queria ou até uma licenciatura, um mestrado, e porque não um MBA? Saiba como aqui.
 
Veja também: