AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 dicas para organizar o trabalho

Organização é a palavra de ordem para um dia de trabalho mais produtivo. 
 

6 dicas para organizar o trabalho
Organização é a palavra de ordem para um dia de trabalho mais produtivo.

Enriqueça o seu CV com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisSe há coisa que influencia (e muito!) a produtividade e o desempenho de um profissional é a organização (ou a falta dela). E, verdade seja dita, com a celeridade que se espera dos profissionais no mercado de trabalho atual, a probabilidade de “entrar numa espiral” de desorganização é muito grande. E a partir daí tudo pode “descambar”. Informação perdida, prazos por cumprir, tarefas atrasadas… enfim, a desorganização não tem nada de bom. Mas calma. Ninguém está perdido. Há alguns “truques” simples que o podem ajudar a organizar o trabalho. Dicas simples que vão fazer a diferença. Ora veja.
 

Organizar o trabalho: 6 dicas básicas

 

1. Planifique o seu dia

Nada como a boa e velhinha agenda. Ok, pode optar por algo mais atual e usar as aplicações do seu telemóvel ou tablet. Não importa o que escolha desde que tenha algo onde possa anotar todas as tarefas que tem para fazer (uma espécie de checklist onde consta tudo o que tem que finalizar). Esta é a melhor forma de não deixar nada para trás. Simples e eficaz!

 

2. Crie uma rotina

Se é daqueles que diz que não gosta de rotinas, provavelmente já se deve estar a “contorcer” ao ler isto. Mas saiba que esta é uma boa forma de se organizar. Por rotina queremos dizer criar alguns hábitos, como por exemplo: chegar ao trabalho, ver e responder emails, criar uma lista com as tarefas para o dia (tendo em conta o grau de prioridade de cada uma), etc. Estas rotinas vão ajudá-lo a “manter-se na linha”.

 

3. Evite distrações

A tentação de ir “espreitar” as suas redes sociais, Whatsapp ou notícias na net (por exemplo), mas se tem tendência a ser desorganizado é melhor não o fazer a meio do trabalho ou arrisca-se a que aqueles “apenas cinco minutos” se tornem em 30 ou numa hora. Deixe isso para a sua pausa. Sim, porque um dia organizado também contempla pausas e nesse tempo a ideia é distrair-se um bocadinho. Mas durante o tempo em que está a trabalhar esteja totalmente concentrado. Só assim vai conseguir seguir a sua lista de tarefas e completar todos os trabalhos que tem em mãos.

 

4. Mantenha o seu espaço de trabalho organizado

Como quer manter-se organizado no trabalho se a sua secretária parece ter estado no meio de um furacão? A organização começa pelas coisas mais simples e ter o seu espaço de trabalho limpo e organizado é o primeiro passo para que você se torne também mais organizado.

 

5. Faça pausas

Sim, como dissemos antes, as pausas também são importantes para que possa manter o seu dia de trabalho organizado. Estas pausas são importantes para descontrair um pouco, para “recarregar baterias” e “esticar as pernas”. Alguns especialistas dizem que se devem fazer pausas de 15 minutos por cada 90 de trabalho. Mas o que pode fazer é, por exemplo, parar alguns minutos entre diferentes tarefas. Isto ajuda a relaxar um pouco e a garantir que tem a “cabeça limpa” e está concentrado no próximo trabalho.

 

6. Reveja a sua agenda no final do dia

Isto é importante porquê? Simples, para perceber se completou ou não todas as tarefas previstas para o dia. E se não, o que ficou pendente e deve transitar para o dia seguinte. Logo aqui começa a criar a sua agenda para o dia que se segue. E já que aqui está, pode listar e programar já tudo o que tem para fazer no dia seguinte.

 

Organize-se!

Manter-se organizado é essencial para ser mais produtivo e ter um bom desempenho. Um profissional organizado consegue cumprir os seus objetivos e isso é meio caminho andado para sucesso.

E você, é organizado?
 

Conselhos sobre como subir na carreira, com a Newsletter do E-Konomista


Veja também: