As melhores dicas para organizar sapatos

Saiba como organizar os sapatos como uma profissional! Não perca as nossas dicas para ter um roupeiro arrumado de fazer inveja.

As melhores dicas para organizar sapatos
4 Dicas simples mas eficazes.

Organizar os sapatos é mais importante do que à primeira vista pode parecer. Sendo uma peça que já é bastante martirizada no dia a dia, porque suporta o peso do corpo e tem que acompanhar o seu ritmo acelerado, é boa ideia ter alguns cuidados na hora de os guardar. A sorte é que nós estamos cá para lhe dar todas as dicas. Tome nota!
 

4 Dicas para organizar os sapatos

 

1. Exposição de sapatos

Se tem uma coleção de sapatos de fazer inveja à Kim Kardashian (é difícil, mas pode acontecer!) então dê-lhes um lugar de destaque e organize os sapatos em prateleiras para que possam mostrar todo o seu esplendor. Ainda é uma tendência dispor os sapatos pela casa como se fossem objetos de decoração, especialmente se tem pouco espaço.



2. Guarde os sapatos em caixas

Tendo o cuidado de os deixar a arejar primeiro, guardar os sapatos em caixas é a melhor forma de os proteger. Pode usar as caixas originais e colar uma fotografia do par no exterior para não perder tempo a abrir uma a uma ou organize os sapatos em caixas transparentes como estas.

 

3. Não tenha medo das sapateiras

Quando pensamos em sapateiras, a ideia não é muito atrativa mas, hoje em dia, há sapateiras muito funcionais, bonitas e discretas que podem ajudar a organizar os sapatos enquanto decorar a sua casa, como as gamas Hennes, Trones e Ställ, da Ikea, que permitem arrumar os sapatos e criar um canto acolhedor na entrada de casa, um apoio na sala ou num corredor.



4. Abuse dos gadgets

Se tem pouco espaço ou dinheiro para organizar os sapatos, então, tem que colocar a imaginação a trabalhar. Não faltam gadgets pensados para ajudar a arrumar sapatos em espaços pequenos - pode encontrá-los, por exemplo, na La Redoute - mas também pode aproveitar e reciclar o que já tem em casa. Algumas ideias para ambos os casos:
  • Caixas arquivadoras para guardar sapatos rasos
  • Cabides de arame para guardar sabrinas
  • Noodle de espuma ou cabides de calças para organizar botas de cano alto 
  • Organizadores de sapatos para colocar atrás das portas, dentro dos roupeiros ou debaixo da cama
  • Opte por mobiliário com espaços escondidos para organizar sapatos, como puffs ou banquetas
 

3 Dicas para cuidar dos seu sapatos

1. A primeira dica para cuidar e organizar os seus sapatos tem a ver a limpeza e higiene. Depois de um longo dia de trabalho, o melhor é deixar os seus sapatos a arejar. Depois sim, pode passar à organização.

2. Guarde os sapatos num lugar fresco e arejado. De outro modo, está a proporcionar um espaço muito acolhedor para bactérias e maus cheiros. 

3. Perca uns segundos para escovar os sapatos antes de os guardar para que não acumulem sujeiras, danificando-os e sujando o espaço onde os vai guardar.


Veja também: