AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Dicas para organizar tarefas e compromissos como um profissional

Se precisa de uma “ajudinha” para organizar tarefas e compromissos não deixe de ler as próximas dicas.

4 Dicas para organizar tarefas e compromissos como um profissional
Manter uma agenda de trabalho organizada nem sempre é fácil.

Uma boa dose de organização faz verdadeiros milagres na rotina de qualquer profissional. Até aqui não há dúvidas. Mas manter-se organizado durante uma semana de muito trabalho nem sempre é fácil. Basta ter uma semana mais agitada ou ocupada do que o habitual e quando dá por si tem uma pilha de trabalho amontoado e atrasado. Se não quer que isso aconteça dê uma olhadela às dicas para organizar tarefas e compromissos que lhe deixamos.

 

Organizar tarefas e compromissos: 4 dicas básicas

Quer ter bons níveis de produtividade e muito sucesso profissional? Então trate de organizar a sua agenda. É que um profissional organizado tem mais facilidade em executar as suas tarefas e cumprir com os seus compromissos. E, já se sabe, profissionais cumpridores das suas obrigações têm mais probabilidades “de subir uns degraus” em direção ao sucesso. Nem sempre é fácil manter uma agenda organizada, mas também não é impossível. Basta seguir algumas regras básicas.

 

1. Organize a sua secretária

Ter a sua secretária cheia de papéis misturados, não ajuda. A melhor forma de começar a organiza-se passa por arrumar o seu espaço de trabalho. Quanto mais organizado estiver o seu espaço de trabalho, mas fácil será para si manter-se concentrado e realizar as suas tarefas com facilidade. Por isso, trate de se livrar de tudo o que é desnecessário e deixe apenas o essencial. Separe os documentos importantes e necessários dos restantes, daqueles que já não necessita, arquive-os em pastas, separe por assuntos, distinga os assuntos tratados dos por tratar, enfim, faça como que quiser, desde que arrume. Ao fazer esta “limpeza” já fica com uma ideia (de pelo menos alguns) dos assuntos que tem que dar seguimento.

 

2. Crie uma rotina

As rotinas nem sempre são más. Na organização das tarefas e compromissos diários dão muito jeito. E só precisa de fazer algumas coisas básicas. Por exemplo: comece a dedicar algum tempo no final do dia de trabalho ou logo pela manhã, para rever os trabalhos concluídos e definir a agenda de prioridades a seguir e assim, sabe o que o espera ao longo do dia. Deve ainda ver os emails mal chegue ao trabalho, para perceber se tem ou não algum assunto prioritário que deva incluir na sua agenda.

 

3. Reserve algum tempo para os imprevistos

Sim, porque eles acontecem e é bem provável que à última hora surja algum assunto/compromisso urgente que não pode ficar para depois. Ter algum tempo de reserva na sua calendarização é importante para poder ajustar a sua ordem de prioridades sem que para isso falhe qualquer outro dos seus compromissos.

 

4. Use uma agenda

Pode ser a tradicional, em papel, ou uma aplicação móvel (e existem muitas e boas ao seu dispor). Ter algo onde possa ter todos os seus compromissos, tarefas e deadlines listados é a melhor forma de se lembrar de tudo o que tem para fazer.

 

Organize-se de forma simples e rápida

Podem parecer dicas simples e são. Mas por vezes as coisas mais básicas (e que facilmente deixamos escapar) podem ser ajudas valiosas.



Veja também: