5 dicas para perder peso: práticas e fáceis

5 dicas para perder peso e nenhuma delas inclui dieta? Sim, é possível, e podem fazer diferença na sua balança e na sua carteira.

5 dicas para perder peso: práticas e fáceis
Dicas fáceis de implementar se o objetivo é emagrecer

Há pequenos hábitos que podemos incluir no nosso dia a dia e que nos podem ajudar a emagrecer. Conheça 5 dicas para perder peso que preparamos para si, sendo que nenhuma delas implica fazer dieta ou passar fome.

Na verdade, parte das dicas aqui apresentadas têm por base hábitos saudáveis, tanto para si, como para a sua carteira.

Dicas para perder peso

1. Escreva num papel o que come durante o dia

escreva o que consome

À semelhança do que é recomendado fazer com os seus gastos – registar todos os seus gastos – sugerimos fazer o mesmo para a alimentação. E o resultado vai ser semelhante, isto é, certamente vai surpreender-se no final.

Anotar as suas despesas, vai fazer, não só com que se aperceba de onde gasta o seu dinheiro, como também de algumas compras supérfluas, que possa ter feito.

No caso da alimentação, a lógica é a mesma. Ao anotar tudo o que come durante o dia, vai dar-se conta, não só do que comeu, como das vezes em que pode ter cedido à tentação e ter comido apenas por vício.

2.  Faça refeições caseiras

marmitas saudáveis

Uma das dicas para perder peso, e que atualmente já se tornou num hábito para muitos portugueses é levar o almoço para o escritório. E são já vários os sites com sugestões de receitas, rápidas e práticas. De qualquer forma, e se por alguma razão não levou a marmita para o trabalho, saiba que há várias empresas que o fazem por si.

A variedade é muita, podendo optar por comida tradicional portuguesa, comida gourmet, vegetariana, etc. De um modo geral, estes serviços de entrega de comida no escritório são mais acessíveis e mais saudáveis, uma vez que muitas das ementas já são preparadas por nutricionistas.

E ao fazer as refeições fora é muito provável que coma em mais quantidade. Por outro lado, evita a tentação da montra das sobremesas!

3. Coma frutos secos

frutos secos

Os frutos secos são uma das saudáveis dicas para perder peso, uma vez que são um snack muito saciante. Apesar de ainda serem apelidados de frutos gordos, são muito energéticos, ricos em gorduras saudáveis e fibras. Deste modo, ao consumir este tipo de frutos, está a contribuir não só para a perda de peso, como o combate ao colesterol.

A oferta é variada e já se encontram à venda misturas de frutos secos, a preços acessíveis. De qualquer forma, pode ainda optar por incluir as poderosas sementes, nos seus lanches, como por exemplo no iogurte.

Na verdade, as sementes são consideradas as melhores amigas de quem quer evitar a fome fora de horas, uma vez que promovem a sensação de saciedade.

4. Obedeça ao seu estômago

obedeça ao estômago

Outra das dicas para perder peso é bastante simples: ouça e obedeça ao seu estômago! Isto é, coma apenas quando o seu estômago “resmungar”. Deste modo, vai garantir que está a comer porque precisa de facto de repor energia no seu organismo.

Ao esperar que o estômago lhe envie este sinal, vai evitar estar a comer por tédio, nervosismo ou mesmo vício. Controlando assim de um modo mais eficaz se a sua fome é física ou emocional.

5. Sirva diretamente no prato

sirva em pratos

Uma solução para comer menos passa por servir a comida diretamente no prato, à semelhança do que se faz nos restaurantes. Com isto vai evitar a tendência de voltar a encher o prato.

De qualquer forma, ao preparar os pratos não se esqueça da regra sugerida pela American Diabetes Association. Assim sendo, no seu prato o que deve estar em maior representação são os legumes e/ou vegetais. E, só depois, e em quantidade igual, a proteína e hidratos de carbono, preferencialmente cereais integrais.

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