6 Dicas para poupar com energia solar

A energia solar é uma solução eficaz, limpa e duradoura como poupar na conta eletricidade. Saiba porquê neste artigo.

6 Dicas para poupar com energia solar
O sol é seu, use-o.

Quando se trata de poupar, a energia solar pode ser a sua melhor amiga. Comecemos pelo básico: secar a roupa. Naqueles dias de mais calor, em que não precisa usar a máquina de secar, a sua roupa pode ficar enxuta em apenas meia hora. Ora, se o sol pode fazer isto pela sua roupa, imagine o que não poderá fazer pela sua casa!

Como tirar partido da energia solar para poupar na conta da eletricidade? Com o nosso clima e as longas horas de exposição solar, a energia solar fotovoltaica é a melhor forma para conseguir poupar aproveitando a energia do sol.
 

6 razões porque deve instalar painéis solares

  Saiba como produzir a sua própria energia e poupe centenas de euros por ano

Amortização em poucos anos

A instalação de painéis solares em casa pode representar um investimento a partir dos 2000 euros, dependendo da quantidade e tipo de painel solar, dimensão da casa, dos seus gastos energéticos, entre outros. Porém, dependendo do número de painéis que instalou, entre quatro e dez anos pode ter o investimento amortizado.

 

Autoconsumo mais vantajoso

Primeiro: o autoconsumo é a produção de energia para consumo próprio com recurso a painéis fotovoltaicos. Mas os painéis solares já existem há muito tempo, o que mudou? Graças ao Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de março e as Portarias n.º 14/2015 e n.º 15/2015, de 23 de janeiro, agora é possível consumir a energia que produz. A Energia Simples, por exemplo, oferece-lhe soluções de autoconsumo interessantes

 

Vender a sua energia

Antes, os consumidores eram obrigados a vender toda a energia produzida à rede nacional para depois ter descontos na conta da eletricidade. Agora, a energia produzida pelos painéis solares instalados na sua habitação ou empresa é para seu consumo, ou seja, torna-se independente da rede, no entanto, o seu excedente pode ser vendido à rede nacional.

 

Poupança imediata

A partir do momento em que instala os painéis solares na sua habitação ou empresa, a poupança é imediata. Aproveitando a energia solar, os painéis solares começam logo a acumular energia que pode começar logo a usufruir.

 

Rentabilidade atrativa

Se recorrer à energia solar para abastecer a sua habitação ou empresa, e escolher um kit de painéis solares adequados às suas necessidades em qualidade e dimensão, ao final do ano, pode ter rentabilidade de cerca de 20%. Porém, importa confirmar se os painéis solares estão licenciados para o mercado português.

 

Independência energética

Ao usar energia solar para abastecimento de energia torna-se independente da rede pública e de energias fósseis como é o caso do carvão, o gás natural ou o petróleo. Produz e consome a sua própria energia, de acordo com as suas necessidades, nas suas condições e ao melhor preço. E ainda reduz a sua pegada ecológica.
 
Veja também: