4 dicas para poupar e reciclar melhor

Poupar e reciclar andam de mãos dadas quando o assunto é economizar a sério. Descubra 4 dicas de reciclagem para colocar já em prática!

4 dicas para poupar e reciclar melhor
Pequenos truques para uma grande poupança

Reciclar é bem mais do que colocar os recipientes usados no ecoponto próprio. Se já o faz, está num bom caminho, mas acredite que há pequenos truques que pode aplicar no dia-a-dia e que vão fazer maravilhas pelo seu dinheiro e pelo ambiente. Depois de ler este artigo, vai ver que poupar e reciclar são dois verbos que não vivem um sem o outro.

4 ideias para poupar e reciclar de forma simples e inteligente

 

Na roupa

Já aqui falámos dos melhores sítios para comprar roupa barata, mas a poupança não tem só a ver com gastar menos; diz também respeito ao reaproveitamento que faz das suas peças de roupa. Se tiver filhos com idades próximas, reutilizar grande parte das peças é perfeitamente possível, até porque as crianças crescem rapidamente e acabam por não usar a roupa até que esta fique gasta. Depois pode sempre fazer das suas calças calções, ou tingir aquela peça que tanto gosta e que desbotou, ou ainda aplicar missangas ou outros materiais para renovar muitas outras sem gastar praticamente nada.

 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si as melhores dicas de poupança.

Ainda na roupa

Quando a roupa já não pode ser reaproveitada, porque já não serve ou porque está gasta, ainda é possível fazer algo com ela. Panos da limpeza? Nem pense em comprá-los; camisas ou malhas finas são tão ou mais eficazes. E se, agora que se pagam os sacos no supermercado, pudesse fazer os seus próprios sacos a partir das t-shirts que já não usa? É possível e nós mostramos-lhe como.

 

Na limpeza

E por falar na limpeza da casa, não se esqueça de reutilizar as velhas escovas de dentes nas zonas de mais difícil acesso e, claro, os sempre bem-vindos jornais (para limpar vidros, colocar no fundo da gaiola dos pássaros, proteger o chão numa determinada zona da casa, etc). Descubra ainda como poupar tempo com as nossas dicas de limpeza doméstica.

 

No mobiliário e decoração

Sabia que se forrar um pneu a serrapilheira ou vime consegue um banco ou mesa de exterior original? Ou que pode conseguir frascos fora do vulgar para o seu detergente das mãos ou da loiça se aproveitar algumas garrafas? No que toca a poupar e reciclar, tudo é válido, só depende da sua imaginação. Os recipientes de vidro e plástico e as velhas latas de feijão ou cogumelos, por exemplo, são um excelente ponto de partida para novas jarras de flores, vasos, ou objetos de arrumação originais e gratuitos. Por outro lado, a maior parte dos móveis velhos podem ficar como novos se apostar numa découpage (técnica de recuperação). Para quem procura dicas de decoração baratas, a reciclagem é, garantimos-lhe, a melhor delas todas.


Veja também: 10 Ideias para poupar

 

Na comida

Por último mas não menos importante: poupar e reciclar comida. Não nos cansamos de falar na importância de preparar ementas semanais ou de aproveitar as sobras para reduzir desperdícios, isto porque em Portugal ainda se produzem, por ano, 324 mil toneladas de lixo alimentar doméstico. Poupar e reciclar é, antes de mais, fazer um uso consciente dos recursos ao nosso dispor e a comida é um deles. Sobrou carne? Use-a para fazer empadão. O pão endureceu? Sairão daí umas belas torradas. 


Todos os dias temos novas oportunidades para poupar e reciclar - só precisamos de estar mais atentos. Na roupa e acessórios, na decoração, naquele garrafão de água que pode servir para plantar alface na sua varanda, no simples fato de utilizar os dois lados da folha… Assim que começar a por em prática alguns destes hábitos e a sentir o efeito na sua carteira, nunca mais vai deixar de poupar… sem reciclar!


Veja também: