Publicidade:

5 dicas para poupar e reciclar

Poupança e reciclagem andam de mãos dadas quando o assunto é economizar a sério. Descubra 5 dicas para poupar e reciclar para colocar em prática.

5 dicas para poupar e reciclar
Pequenos truques para uma grande poupança

Reciclar é bem mais do que colocar os recipientes usados no ecoponto próprio. Se já o faz, está num bom caminho, mas acredite que há pequenos truques que pode aplicar no dia-a-dia e que vão fazer maravilhas pelo seu dinheiro e pelo ambiente. Sugerimos dicas para poupar e reciclar que vão, com certeza, fazer a diferença.

Há dois princípios base que deve interiorizar: reduza os seus comportamentos de consumo e não vá a correr comprar novo se precisar de algo. Não só vai poupar dinheiro como recursos e ainda diminui a sua pegada ecológica.

5 dicas para poupar e reciclar

1. Poupe recursos naturais

dicas-para-poupar-e-reciclar

água é um bem cada vez mais escasso, poupe-a. Implemente gestos simples como: não deixar a torneira aberta quando está a lavar os dentes ou a tomar banho, ou encher a pia de água para lavar a louça toda de uma vez.

combustível é caro e polui, por isso, deixe o carro em casa mais vezes. Opte por fazer carpooling (coordenar boleia com alguém), usar transportes públicos ou bicicleta.

Não desperdice comida. Planeie as refeições e compre apenas o essencial. Se sobrar congele ou faça novos pratos como empadão com a carne que sobrou. E aproveite os restos orgânicos para fazer compostagem.

Proteja a floresta ao usar papel reciclado, evite imprimir documentos e use os que já não precisa como folhas de rascunho.

2. Dê nova vida a “desperdícios”

dicas-para-poupar-e-reciclar

Se separa o lixo já está a contribuir para o ciclo da reciclagem, mas pode aliar a isso poupança. Pequenos objetos como rolhas, garrafas, latas podem ser reutilizadas para algo útil. Basta ter um pouco de criatividade. Há tutoriais no Youtube  onde pode aprender a fazer projetos DIY. Entretanto, deixamos estas dicas para poupar e reciclar:

1. Junte rolhas de cortiça para fazer um tapete, bases para copos ou até molduras;

2. Se está a precisar de um vasinho novo use a lata de feijão ou o frasco das azeitonas vazios. Pode pintar e decorar para ficar mais bonito;

3. Tem um pneu de carro sem recuperação? Use para fazer um canteiro de flores ou um baloiço para os miúdos;

4. Use garrafas e embalagens de plástico para criar espaços de arrumação, como por exemplo um porta-canetas ou pincéis de maquilhagem.

3. Reutilize roupa

Um dos grandes investimentos que fazemos ao longo da vida é em roupa. Seja refém da moda ou não, é possível poupar fazendo um reaproveitamento das peças que já tem:

1. Adira à customização. Se tem uma T-shirt que adora mas que ficou com uma nódoa ponha um aplique ou crie um em patchwork, por exemplo. Os sapatos também podem ganhar um novo ar se os decorar com tecido ou missangas;

2. Existem inúmeras lojas de arranjos de costura onde pode pedir para fazer alterações à sua roupa, ao seu gosto;

3. Se tem umas calças de ganga que já não servem, corte e faça delas calções;

4. A cor daquela camisola que adora desbotou? Há técnicas simples para tingir roupa que pode fazer facilmente em casa;

5. Se tem crianças guarde as roupas dos mais velhos para os mais novos. Se não usar para os seus filhos serve sempre para um primo ou amigo;

6. Se tem roupas sem recuperação possível use para panos de limpeza ou para fazer sacos de compras (veja o tutorial da Riera Alta). Assim poupa nos sacos de plástico que teria de comprar no supermercado.

4. Reciclagem decorativa

Quer renovar a decoração da sua casa? Outra das dicas para poupar e reciclar é fazer reciclagem decorativa. Com algum trabalho de bricolage pode tornar peças que já possui, ou aquele móvel antigo de que a sua mãe se quer desfazer, em peças bonitas, únicas e ao seu gosto.

Uma nova pintura, forrar a tecido, usar a técnica de découpage (forrar a papel) ou simplesmente mudar puxadores dá um aspeto diferente a qualquer móvel.

O uso de paletes e caixas de mercado também estão muito em voga e dão prateleiras e pequenos móveis de arrumação muito originais. No Youtube, Pinterest e Instagram encontra uma infinidade de ideias e até os passo-a-passo.

Os eletrodomésticos também podem beneficiar de um retoque. Está farto do micro-ondas e do frigorífico em branco? Forre-o com papel tingido ou película autocolante colorida e mude o look.

5. Compre em segunda mão

Se não vê outra solução que não comprar, opte por comprar em segunda mão. Procure em sites especializados, grupos de Facebook, lojas de caridade e lojas de produtos em segunda mão.

Pode adquirir roupa, móveis, eletrodomésticos e até brinquedos em bom estado e a metade ou um terço do preço original.

Seguindo estas dicas para poupar e reciclar vai, seguramente, economizar. Tomando-lhe o gosto e o jeito poderá até usar a prática da reciclagem para fazer presentes para amigos e família ou, quem sabe, peças para vender, encontrando assim uma fonte extra de rendimento.

Veja também: