23 dicas para poupar energia

Poupar energia é fundamental para reduzir custos e diminuir a dependência externa do país neste setor. Tome nota das nossas dicas e economize já hoje.

23 dicas para poupar energia
Saiba como pode reduzir gastos em gás e eletricidade

As expressões “apertar o cinto” ou “apostar na poupança” nunca fizeram tanto sentido como nos últimos tempos. Com a crise todos fomos obrigados a aprender a poupar nas mais diversas coisas.

Seja na comida, no gás, na água ou na eletricidade, a verdade é que existem muitas maneiras e sítios onde podemos aprender a cortar. Também é possível apertar o cinto ao poupar energia, como iremos ver neste artigo.
 

23 TRUQUES SIMPLES PARA POUPAR ENERGIA EM CASA

 

GERAL

1. Utilize apenas lâmpadas de baixo consumo ou as ditas económicas. Faz uma grande diferença no final do mês;
 
2. Sempre que não estiver numa qualquer divisão da casa, apague as luzes. Para quê estar a gastar se não está lá?
 
3. Mesmo depois de carregar o seu telefone, tablet ou computador, não deixe os carregadores nas tomadas. Mesmo não estando a carregar, só o facto de estarem ligados, gasta na mesma;

4. Desligue sempre todos os eletrodomésticos, ao invés de os deixar em stand-by. Eles gastam energia mesmo em stand-by;

5. Se tiver de comprar eletrodomésticos, não se esqueça de escolher os modelos com maior eficiência energética. Gasta mais, mas irá poupar muita energia depois;

6. Adira à tarifa bi-horária e programe as máquinas para trabalharem exclusivamente nos horários mais económicos.

7. Não ligue o ferro de engomar só para passar uma peça de roupa. Quando o fizer, aproveite para passar muitas peças. Vai ver que poupa energia, porque aquilo que gasta mais é o arranque do mesmo;

8. De vez em quando lave a loiça e a roupa à moda antiga. Poupa energia, tem maior controle sob como as coisas ficam feitas e tem a satisfação de fazê-lo você mesmo, sem depender de tecnologias.

9. Desligue a televisão. A televisão gasta energia e não é a melhor forma de entretenimento que existe. Alternativas como ler um livro são mais benéficas e permitem poupar energia - mesmo à noite, quando precisar de luz para ler.

10. Antes de sair de casa veja se deixou alguma coisa ligada. Quando não está em casa não precisa da televisão a falar sozinha.


Veja também: Como reduzir o consumo fantasma de energia

 
Proteja-se como consumidor - saiba como e onde pouparComeçar a poupar

AQUECIMENTO 

11. No inverno, tenha a certeza que as janelas e as portas estão bem isoladas. Não faz sentido estar a aquecer a casa para existirem fugas. Gasta o dobro da energia;
 
12. Se tiver lareira, pense em investir num recuperador de calor. Gasta muito menos do que uma lareira aberta;

13. Aqueça a sua casa com a ajuda do sol. Deixe as persianas abertas quando o sol bate em vez de utilizar equipamentos elétricos para o fazer. Durante o verão impeça o sol de fazer da sua casa uma sauna ao baixar as persianas e ao bloquear com as cortinas.

14. Desligue o aquecedor sempre que sair de casa. A casa não demora assim tanto a aquecer, mas é possível poupar energia a valer apenas com este passo.

15. Quando não estiver demasiado frio, vista uma camisola quente em vez de ligar o aquecedor. Não sofre por estar de camisola, e a sua carteira não sofre por ter o aquecedor ligado.

 

COZINHA

16. Evite usar máquina de secar roupa e deixe-a secar ao ar livre ou dentro de casa. É uma forte poupança energética; 

17. Limpe o pó do frigorifico. Se o frigorifico tiver que utilizar mais energia para manter a temperatura devido ao pó, está a gastar energia desnecessariamente. Ao final do mês sente-se a diferença.

18. Aqueça a comida no micro-ondas. Assim irá demorar apenas alguns segundos a preparar as sobras para o jantar, enquanto que com o forno iria demorar muito mais, e gastar muito mais.

19. Mantenha o congelador cheio. É preciso mais energia para manter a temperatura de um congelador vazio do que para um congelador cheio.

20. Use a máquina de lavar roupa apenas quando cheia. Poupa água, energia e trabalho.  Vantagens não faltam.

21. Mantenha o forno fechado ao cozinhar. Sempre que o abre para ver como está a comida está a baixar a temperatura, e é precisa energia para esta voltar a subir.

22. Desligue o forno minutos antes de acabar de cozinhar e deixe o calor que está dentro do mesmo acabar a confeção da comida. Não se preocupe, por uns minutos não come nada cru, e assim vai poupar energia.

23. Não fique a olhar para o frigorifico sem saber o que quer tirar. Pode poupar energia ao pensar no que vai comer de porta fechada, abrindo-a apenas quando sabe aquilo que quer.

 

Porquê poupar energia?

A poupança de energia a nível global é uma temática pela qual muita gente se tem batido ao longo das últimas gerações. Se cada um de nós conseguir poupar energia, não será necessário aumentar seu fornecimento. Grande parte dos países, como é o caso de Portugal, importa energia, o que traz custos elevados e pouco apetecíveis para uma economia frágil.

Se procura uma solução alternativa de produção de energia, veja aqui quais as ofertas diponíveis no mercado das renováveis.

 

A energia está em todo o lado

Quando falamos em poupar energia, percebemos desde logo que a mesma está em todo o lado. No nosso dia-a-dia, nas mais pequenas coisas, utilizamos energia para quase tudo: aquecer o leite, acender as televisão, ligar as luzes, fazer uma máquina de lavar ou apanhar um elevador. São milhares de gestos diários que nos fazem gastar energia. No entanto, é possível aprender a poupá-la e muito!   Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: