Dicas para poupar no consumo de internet no telemóvel

É daquelas pessoas que gasta muita internet no telemóvel? Que usa o telemóvel para ver vídeos, fotografias, ir às redes sociais? Então este artigo é para si.

Dicas para poupar no consumo de internet no telemóvel
O tarifário tem limites? Aprenda a não os ultrapassar

Se costuma gastar muita internet no telemóvel, nós temos uma série de dicas que vai gostar de conhecer. Vai começar a gastar muito menos dados e a conseguir, finalmente, não gastar mais pelos dados adicionais. E se as operadoras lhe impuserem limites de tarifário, aprenda a fugir deles. É mais fácil do que parece.
 

Truques simples e rápidos para poupar internet no telemóvel

 

Opera Max

Se ainda não conhecia, vai ficar deliciado com esta o Opera Max. Esta aplicação permite poupar e gerir a quantidade de dados que vai gastando. Sabendo de antemão o que é que tem gasto pode, muito mais facilmente, aprender a gerir aquilo que gasta e começar a poupar. Para além disso, o Opera Max diz-lhe quais são as aplicações mais “gastadoras”. De certeza que há alternativas bem melhores, não?
Disponível para android.

 

My Data Manager

Os utilizadores de dispositivos da Apple podem ficar descansados porque também há aplicações para eles. O My Data Manager vai ajudá-lo a controlar os gastos que faz no consumo de dados através do Wi-Fi, da rede móvel e através de Roaming. Para além disso, pode também controlar os gastos da família e guardar registos para perceber os meses em que gastou mais e porquê. Disponível aqui.

 

iPhone

No iPhone as coisas são um pouco diferentes e começar logo por limitar o acesso à internet através do próprio iOS. Para tal, basta aceder às definições do seu iPhone e começar a definir quais são as aplicações que podem aceder à internet do telemóvel e aquelas que apenas poderão aceder à internet através do Wi-Fi.
Sabia que a iCloud é uma “comilona”? Basta pensar que todas as mudanças que faça em contactos, email, calendário, fotografias… tudo é atualizado num instante. Aliás, essa é uma das grandes armas da Apple ao sincronizar imediatamente em todos os dispositivos. A nossa sugestão? Desligue a sincronização da iCloud enquanto usa a internet móvel. E ligue-a quando chegar a casa.

 

Android

Já nas definições do seu android, lembre-se de definir para as apps atualizarem apenas quando estiver ligado à rede Wi-Fi. Para além disso, aceda às definições das apps que costumam gastar muitos dados tal como a Dropbox ou o Google+ para que estas apenas não guardem os seus ficheiros na “nuvem” quando tiver apenas a internet do telemóvel ligada.
Já agora, se aceder às definições do seu browser, procure por uma opção que reduza o uso dos dados. Pode ser que consiga encontrar alguma coisa se tiver, por exemplo, o Google Chrome.

 

Utilize mapas offline

As aplicações que acedem aos mapas da Apple e da Google costumam gastar imensos dados. Já pensou em utilizar mapas offline? Prepare-se para ocupar bastante espaço no telemóvel. Mas acaba por valer a pena, uma vez que não precisa de aceder à internet para os utilizar. E poupa. Poupa e muito. É útil para quando for viajar ou simplesmente para a cidade onde vive.


Seja nas definições do seu telemóvel ou nas definições das aplicações que usa, vale sempre a pena tentar descobrir formas de reduzir o consumo de dados. E a partir do momento em que saiba o quanto gasta, adeque o seu tarifário. Não vale a pena estar a pagar por 1Gb se apenas utiliza 250Mb por mês, certo?


Veja também: