17 Dicas para poupar no Verão

Aproveite para poupar no verão. Conheça algumas dicas a usar durante o tempo quente que o vão ajudar a poupar. Economiza em casa ou no lazer fora de casa.

17 Dicas para poupar no Verão
17 dicas infalíveis para economizar durante os meses mais quentes

O verão é sinónimo de calor e altas temperaturas. Muitas vezes, as únicas formas que encontramos para tornar os nossos dias mais frescos implicam consumos de energia elevados que, depois, se fazem sentir na fatura de eletricidade. Por outro lado, esta altura do ano convida a atividades de lazer fora de casa que muitas vezes implicam gastos acima do normal. No entanto, é possível poupar no verão quer em casa quer fora dela

Apesar de muitos de nós termos as nossas férias nos meses de verão, isso não significa que temos de passar o inverno a contar trocos.
 

17 dicas para não derreter a carteira

 

1. Reveja os filtros do ar condicionado

Recorra a um técnico para fazer a revisão do seu ar condicionado, nomeadamente aos filtros que devem ser substituídos periodicamente. Filtros com sujidade acumulada dificultam a passagem do ar, o que força o sistema de ar condicionado e aumenta o consumo de energia.

 

2. Invista no isolamento

O bom isolamento de portas e janelas de uma casa são fulcrais para poupar no verão (e no inverno, diga-se). Se não é o caso da sua habitação, então comece a pensar investir nessa área. Vai ver que a poupança será grande. Janelas e portas bem protegidas impedem a entrada de calor a mais, que o impede de ter que ligar a ventoinha.

 

3. Mantenha os estores fechados

É importante manter as persianas e toldos para baixo quando o sol está a incidir diretamente nas janelas em questão. Se não o fizer a casa vai ficar demasiado quente, e vai ter arranjar forma de se arrefecer – o que implica gastar em eletricidade.

 

4. Tente manter as luzes desligadas

Já todos sabemos que no verão os dias são mais longos, visto que o sol nos faz companhia por mais algum tempo. Aproveite esse fato para evitar ligar as luzes enquanto ainda tem luz natural.

 Além disso, normalmente, os fins de tarde/inícios de noite são mais frescos, por isso, pode abrir as janelas e levantar os estores evitando ligar as luzes nestes períodos. Poupa eletricidade e, ao mesmo tempo, refresca a casa.

 

5. Ignore a máquina de secar

Aproveite as temperaturas altas para poupar no uso da máquina de secar roupa. Substitua a máquina de secar por um estendal ao ar livre. Não se preocupe, a máquina não se vai importar.

 

6. Desligue corretamente os aparelhos eletrónicos

Quando não estiverem em utilização, desligue os seus equipamentos eletrónicos diretamente na ficha da corrente. Se não o fizer, estes consomem mesmo sem você os estar a utilizar, é dinheiro desperdiçado.

 

7. Dê primazia às ventoinhas

Usando a ventoinha em detrimento do ar condicionado vai poupar dinheiro. É especialmente indicado nos dias de calor menos intenso. Pode também colocar uma taça/copos com cubos de gelo em frente à ventoinha para conseguir uma maior sensação de frescura no ar.

 

8. Reduza os vapores

A humidade dos vapores aquece sobremaneira a sua casa. Opte por banhos mais curtos e com a água menos quente, e evite ter os tachos ou panelas sem a tampa enquanto está a cozinhar.

 

9. Pegue na bicicleta

Opte por dar os seus passeios ou ir à praia de bicicleta e deixe o carro em casa. A bicicleta é um ótimo meio de transporte e ajuda-o a poupar no verão ao não precisar de combustível.

 

10. Combine programas com amigos ao ar livre

Saia de casa e aproveite as inúmeras iniciativas e atividades gratuitas disponíveis (ao ar livre) nesta altura do ano. Pesquise, por exemplo, a agenda cultural da sua cidade e verá que encontra bons programas gratuitos e/ou a preços acessíveis para se divertir com os amigos.

 

11. Faça piqueniques

Sendo verão está um tempo agradável, perfeito para fazer piqueniques ao ar livre, com comida caseira. Faça umas saladas em case, faça limonada e divirta-se! Assim evita ir comer a restaurantes.

 

12. Faça exercício ao ar livre

Agora que o tempo está bom, pode fazer o seu exercício ao ar livre, vendo-se assim livre das despesas do ginásio. Certifique-se, no entanto, que não perde a motivação por fazer as coisas ao ar livre.

 

13. Veja-se livre de canais premium

Estando bom tempo lá fora não precisa de canais especiais para o animar quando não pode sair porque está a chover. Pode poupar no verão ao ver-se livre de canais premium e limitar-se a ver televisão quando já está a chegar ao final do seu dia. Poupa eletricidade com a televisão desligada, e poupa ao não pagar canais premium.

 

14. Vá de férias na altura certa

Se, por exemplo, tentar ir de férias para o Algarve em agosto, é provável ter que pagar bastante pela estadia, visto toda a gente querer ir para lá ao mesmo tempo. Se for em julho ou no inicio de setembro é provável que ainda apanhe bom tempo, mas sem pagar tanto.

 

15. Vá à praia

Ir à praia é uma atividade relativamente barata de que todos gostamos. Para manter os custos baixos, vá preparado com comida, muita água e protetor solar, para não ter de comprar nada quando lá estiver.

 

16. Faça carpooling

Partilhe o carro com os seus amigos quando forem todos sair juntos, em vez de se encontrarem no local. Ao irem todos num único carro, estão a poupar dinheiro e a poupar o planeta. Além disso, todos podem contribuir para pagar a gasolina, fazendo da viagem uma pechincha.

 

17. Faça as férias em Portugal

Apesar de haver muita coisa gira a ver lá fora, há muita coisa gira a ser vista por cá. Poupar no verão escolhendo Portugal não só contribui para a economia do local que escolher como também o ajuda a descobrir a beleza do nosso país – que tem muita.
Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: