AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Dicas para procurar o primeiro emprego

Encontrar emprego não é uma tarefa fácil, mas o primeiro emprego é sempre uma incógnita. Como fazer? Onde procurar? São várias as questões que surjem aos jovens licencidados e que algumas poderão ver respondidas neste artigo.

Dicas para procurar o primeiro emprego
Saiba procurar emprego em Portugal e na União Europeia
  • A primeira experiência profissional é sempre uma nova descoberta e é importante definir o caminho que se quer seguir antes de iniciar a procura.

Quando se termina o curso e se sai da faculdade, o mundo cá fora é sempre uma incógnita. O passo seguinte é começar a procurar o primeiro emprego, mas como fazê-lo? 
Nem todos os cursos preparam os jovens licenciados a procurar emprego da melhor forma, o que faz com que muitos se sintam um pouco perdidos. Deixamos-lhe neste artigo algumas dicas que o podem ajudar a procurar uma primeira oportunidade no mundo do trabalho.
 

1. A internet

A internet é sem dúvida um dos meios mais utilizados hoje em dia na procura de emprego. À distância de poucos cliques se consegue rapidamente chegar a todo o mundo e ter acesso às mais variadas ofertas de trabalho. Comece por ver o que existe na sua área e quais os requisitos solicitados. É a melhor forma para começar a perceber que tipo de perfil está o mercado a precisar no momento. Veja algumas dicas sobre como encontrar emprego na internet.
 

2. Faça um bom CV 

Quando se sai da faculdade, a experiência no mercado laboral é muito pouca ou quase nula. Assim sendo, na altura de produzir o seu CV, convém que se consiga diferenciar por algum lado. 
Deixamos-lhe uma boa dica: normalmente as empresas que contratam recém-licenciados, sabem que a experiência profissional não é muita, mas procuram essencialmente jovens dinâmicos, pró-activos, com diversos interesses para além da área de estudo e que mostrem que podem acrescentar alguma coisa de valor à entidade. Procure ser criativo no seu CV e arrisque. Explique as viagens que fez, os hobbies e, se for caso disso, construa um bom portfólio. 
 
Leia também: Primeiro emprego: 5 coisas que deves saber antes de começar.
 

3. O Impulso Jovem

Aquando da pesquisa na internet, pode começar logo por procurar os programas específicos para jovens. Há diversas iniciativas que estão pensadas para impulsionar e ajudar os jovens a encontrar o primeiro emprego.
Uma dessas iniciativas é o impulso jovem, que se traduz nos novos estágios profissionais e que são um grande incentivo à inserção de jovens no mercado laboral.
 

A quem se destinam os estágios?

Os estágios profissionais para jovens destinam-se essencialmente a pessoas entre os 18 e os 30 anos, inscritos no Centro de Emprego pelo menos há quatro meses. Esta é uma das alternativas mais procuradas pelos jovens e que tem 100% de financiamento do Estado.
Pode consultar aqui
 

4. Procure emprego no estrangeiro

Outra hipótese quando acaba o curso, é procurar emprego no estrangeiro e tentar uma carreira internacional. A internet também permite chegar a várias opções, podendo candidatar-se à distância. 
 

O EURES 

O EURES é outro dos incentivos à procura do primeiro emprego e que consiste num programa destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos que facilita a procura de trabalho na União Europeia.
Consulte aqui.
 
Veja também: