5 dicas para quem quer um animal de estimação

Está a pensar em aumentar o agregado familiar? Então siga as nossas dicas para quem quer um animal de estimação.

5 dicas para quem quer um animal de estimação
Tome decisões acertadas

É fã de cães e gatos e não vê a hora de ter um amigo de quatro patas em casa? Ainda assim, antes de avançar com a adoção de um novo membro familiar, tenha em atenção alguns aspetos fundamentais para que todas as mudanças aconteçam de forma natural. Siga as nossas dicas para quem quer um animal de estimação e não se vai arrepender.

5 dicas para quem quer um animal de estimação

Seja uma compra ou uma adoção, é importante que tenha atenção diversos aspetos que poderão ter impacto no seu orçamento e no dia-a-dia da sua família. Tome decisões conscientes.

1. Faça um pé de meia

Pode parecer estranho, mas é fundamental garantir que tem dinheiro para suprir as primeiras necessidades do seu animal de estimação: idas ao veterinário, brinquedos, acessórios para os passeios na rua e tantos outros itens que são fundamentais para o bem-estar do seu animal de estimação.

Esteja preparado para receber o seu amigo de quatro patas e para tornar a vida deste novo membro do agregado familiar o mais confortável possível.

2. Pense a longo prazo

Voltamos a falar do seu orçamento. Ainda que o primeiro ano de vida do seu animal de estimação seja o mais dispendioso, existem despesas que terá de suportar ao longo de toda a vida do seu cão ou gato (comida, check-ups anuais, etc).

De acordo com um estudo da GFK, 12% do orçamento dos portugueses com animais de estimação é gasto com os amigos de quatro patas. Assim sendo, se o seu orçamento mal chega para cobrir as suas despesas não compre ou adote um animal de estimação.

veterenario

3. Assegure o bem estar-físico do seu animal de estimação

Aqui fica mais uma boa dica para quem quer ter um animal de estimação: faça um seguro de saúde para o seu amigo de quatro patas. As despesas médicas podem ser avultadas e nenhum animal está livre de ter problemas de saúde.

Evite a escolha entre a sua saúde financeira e a saúde do seu cão ou gato. Existem algumas opções no mercado que tornam as idas inesperadas ao veterinário mais cómodas e confortáveis para todos os membros da família.

4. Prevenção é o melhor remédio

Se quer evitar gastos elevados com o seu animal de estimação, não descuide os cuidados de saúde preventivos: é o caso dos tratamentos contra pulgas e carraças (que se não forem tratadas atempadamente colocam em risco a vida do seu animal de estimação).

Outros cuidados como os banhos, as escovagens e o corte das unhas também ajudam a prolongar a vida do seu amigo de quatro patas e podem ser feitos em casa: mais uma das dicas para quem quer ter um animal de estimação e evitar preocupações.

dar banho ao cao

5. Prepare a sua casa

Esta é uma das mais importantes dicas para quem quer um animal de estimação: adapte a sua casa ao novo membro familiar. Torne a vida do seu amigo de quatro patas mais confortável (cama, brinquedos, etc.) e faça as adaptações necessárias para a segurança de todos (proteções de janelas, por exemplo). Evite surpresas desagradáveis e aproveite ao máximo a companhia do seu animal de estimação.

Veja também: