As 6 melhores dicas para quem quer viajar sozinho

A ideia de agarrar numa mala e viajar sozinho agrada-lhe? Então fixe estas dicas e desfrute da sua aventura.

As 6 melhores dicas para quem quer viajar sozinho
Viajar sozinho pode ser uma boa oportunidade de fazer tudo o que idealizou

Há quem o faça por opção, ou quem simplesmente se tenha cansado de adiar aquela viagem de sonho por falta de companhia e tenha decidido viajar sozinho.

Se a ideia já não é nova para si e já há algum tempo que pensa nisso, saiba que não é o único. De facto, são cada vez mais as pessoas que decidem viajar sozinhas e aproveitar a oportunidade para fazer tudo o que idealizaram. Está mesmo a pensar nisso? Então conheça as nossas dicas e prepare-se para a aventura.

Viajar sozinho: 6 dicas a reter

Planeie a sua viagem com tempo

Não precisa de um plano minucioso em que tudo está agendado até ao mais ínfimo detalhe. Mas convém que não vá totalmente às escuras e que prepare a sua viagem com tempo. Marque a sua viagem, o alojamento e escolha até – pelo menos – algumas das atividades que quer fazer.

Atenção à bagagem

Pode parecer óbvio, mas é antes de fazer as malas é bom lembrar-se que vai viajar sozinho e, como tal, é você mesmo que vai ter que carregar a sua bagagem. Uma mala gigantesca não é uma boa opção. Por isso leve apenas o essencial para os dias de viagem.

Tente chegar aos locais de destino durante o dia

Uma vez que vai andar sozinho de um lado para o outro, opte por chegar ao seu destino durante o dia, para ser mais fácil encontrar o caminho para o hotel e evitar ter que andar a vaguear por ruas que lhe são estranhas durante a noite.

Viajar sozinho não significa andar sozinho

Lá porque decidiu viajar sozinho isso não significa que tenha que passar o tempo todo sozinho. Um dos aspetos mais interessantes das viagens é precisamente a possibilidade de conhecer novas culturas e pessoas. Por isso não se feche em copas.

Tenha sempre os essenciais à mão

Falamos de coisas como: os seus documentos (ou cópias deles), dos números de emergência, contactos do hotel onde está hospedado, o seguro de saúde em viagem ou um papel ou dicionário com algum vocabulário na língua do país, para o caso de ter alguma dificuldade de comunicação, por exemplo.

Faça uma boa gestão do seu orçamento

Para garantir que tudo corre pelo melhor, nada como evitar surpresas desagradáveis. Aqui é fundamental não só a sua capacidade de organização e independência, mas também a sua capacidade de administração do dinheiro investido em cada momento de lazer ou diversão. E neste caso a responsabilidade será inteiramente sua. Viajar sozinho permite-lhe fazer a viagem tendo em conta o orçamento de férias disponível, sem gastar mais ou menos por influência de outros.

Já está de malas aviadas? Então boa viagem!

Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >>

Veja também: