AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

8 dicas para se motivar

As pressões, a concorrência, a instabilidade são uma forte oposição a quem quer manter uma elevada motivação diariamente no escritório.

8 dicas para se motivar
Um dos grandes desafios no actual mercado laboral

A verdade é que até o profissional mais motivado do mundo se sente desmotivado às vezes. Conhecer algumas dicas para se motivar é por isso fundamental.


8 conselhos para se motivar

Se na vida pessoal estar motivado é a base para ter sucesso em qualquer projecto, a vida profissional não foge à regra. É um facto que quanto mais se empenhar na concretização de uma tarefa, melhor é o seu desempenho e maior a sua taxa de sucesso. Não se engane! A motivação é decisiva na forma como nos dedicamos a uma ‘missão’. 

Há dias mais complicados do que outros. A rotina do dia-a-dia satura, a dimensão do projecto assusta, o interesse pelo assunto é pouco ou nenhum. Independentemente da situação, é preciso trabalhar e cumprir com as obrigações É nestes momentos que as dicas para se motivar são preciosas. Vamos partilhar consigo 8. Leia e passe à prática.



‘5 minutos’ de concentração

Está há mais de 1h a olhar para o monitor e ainda não saiu da primeira linha. Mantenha o foco durante uns simples 5 minutos na tarefa que tem em mãos. Concentre-se a sério e vai ver que é o suficiente para sair da ‘moleza mental’. Às vezes só precisamos de dar ao nosso cérebro um ‘pequeno empurrão’ para recomeçarmos em força. É uma espécie de ‘reset’.



Planeie de véspera

Básico mas frequentemente ignorado. Antes de sair do emprego, dedique algum tempo a organizar o dia seguinte. Faça, por exemplo, uma lista das tarefas, reuniões... Nada de muito complicado, apenas tópicos. De manhã, como já sabe o que o espera, a sua entrada no ritmo será mais fácil, quase automática.



Seja prático

Trabalhe de uma forma que o satisfaça, ou seja, utilize métodos e ferramentas com os quais se sinta à vontade. Por exemplo, se recorrer a um software com o qual não está familiarizado, terá mais dificuldades e sentir-se-á mais frustrado e, por conseguinte, acabará por desanimar. Tenha uma boa capacidade de adaptação mas não se auto prejudique.



Faça uma pausa para arejar

Às vezes ‘5 minutos’ não são suficientes. Nesses momentos, pare o que está a (tentar) fazer, levante-se e circule. Vá beber um café, comer uma peça de fruta, convide um colega para lhe fazer companhia. Aproveite o intervalo para esquecer, momentaneamente, o que estava a fazer. Descontraia, relaxe e quando regressar à secretária, recomece do zero.



Inspire-se

Não funciona com todos os profissionais mas não custa experimentar. São muitas as frases inspiradoras que ficaram para a história. Eleja a sua preferida, coloque-a num sítio visível e quando se sentir desmotivado, leia-a e interiorize-a. Use-a como máxima. Também pode optar por ouvir música. Deixe-se contagiar pelo ritmo e sinta os níveis de energia a subir.



Esqueça a perfeição

Para o seu próprio bem, conforme-se que não há profissionais perfeitos. Objectivos irreais serão responsáveis por ansiedade, stress e desânimo. Tudo junto é sinónimo de desmotivação. Trabalhe com o que tem, melhore o que há para melhorar e aprenda com os erros. O resultado não será perfeito mas irá corresponder às suas expectativas.



Factor x

Uma das dicas para se motivar que mais o poderá ajudar. Afinal, nada melhor do que pensar naquela viagem de sonho que anda a planear, na casa que quer comprar ou na prenda que quer oferecer à pessoa amada, para se sentir mais motivado. Porquê? Porque quando recordar os seus planos pessoais vai encontrar uma razão extra para se sentir mais ‘estimulado’.



Realce os seus feitos

Quantas vezes chegou ao fim do dia de trabalho e pensou em tudo o que ainda tinha para fazer em vez do que conseguiu fazer? Muitas, de certeza. Infelizmente, é o pensamento mais comum e está errado. Deve realçar o lado positivo: ainda falta isto mas eu já fiz tudo aquilo. Não se deixe intimidar! Se conseguiu até agora, também vai conseguir concluir com sucesso.

Veja também: