AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Dicas para se reposicionar no mercado

O mundo laboral é altamente competitivo e para se destacar precisa de saber como se reposicionar no mercado. Estas dicas podem ajudá-lo.

5 Dicas para se reposicionar no mercado
Vencer no mercado de trabalho requer trabalho e uma grande capacidade de adaptação.

O mercado de trabalho está em constante alteração e evolução. Cada vez mais competitivo e nem sempre muito estável, para “sobreviver” os profissionais devem saber como se reposicionar no mercado.
 

Como se reposicionar no mercado: 5 dicas de sobrevivência

Longe vai o tempo dos empregos para a vida. Nos tempos que correm – feliz ou infelizmente (depende da perspetiva) – o mercado de trabalho obriga os profissionais a uma adaptação contínua.

E a verdade é que esta capacidade de se reajustar às demandas do mercado de trabalho – principalmente em épocas de instabilidade laboral, pode fazer a diferença entre evoluir e crescer profissionalmente ou acabar no desemprego. Para evitar esta última hipótese, deixamos-lhe algumas dicas que o podem ajudar a reposicionar-se no mercado de trabalho e assegurar uma carreira de sucesso.

 

1. Amplie a sua rede de contactos

Não é novidade (ou não deveria ser) que o networking é uma das ferramentas mais importantes que tem ao seu dispor quando se fala em sucesso profissional. Muito mais do que um termo que está na “moda”, o networking pode ser a chave para encontrar novas (e boas) oportunidades de negócio e/ou emprego, bem como acesso a novas experiências, conhecimentos e competências. Portanto, não descure (NUNCA!) esta possibilidade. Esteja atento e sempre que possível estabeleça novos contactos. E mais importante ainda: além de criar, trate de alimentar a sua rede de contactos.

 

2. Mantenha-se atualizado

Que é como quem diz, esteja atento às novas tendências do mercado e, sempre que necessário, aposte na sua formação para as acompanhar. Ao fazê-lo já se está a reposicionar no mercado e a dar resposta as necessidades da sua empresa e/ou clientes.

 

3. Faça pesquisas frequente ao mercado

Falamos tanto de pesquisas de oportunidades de emprego como de negócio. Pense connosco. Qual é a melhor forma de estar sempre a par das tendências de mercado (aquilo que falamos anteriormente) e de se preparar para fazer face a essas tendências?! Isso mesmo, uma boa pesquisa de mercado. Nada melhor que conhecer os produtos, técnicas de trabalho ou serviços, por exemplo, para os implementar e acompanhar a evolução do mercado. Mas isto pode implicar também conhecer inclusivamente as ofertas de emprego ao seu dispor, para – se necessário ou caso lhe interesse – poder tentar a sua sorte.

 

4. Tenha sempre o seu Curriculum Vitae (CV) atualizado

Independentemente de estar ou não à procura de emprego há algo que deve ter sempre à mão: um CV atualizado. Lembre-se que quando se fala em reposicionamento no mercado, isso pode implicar a procura de um novo emprego (seja porque busca novos desafios, ou porque quis o destino que o desemprego lhe batesse à porta). Por isso, esteja sempre preparado. Trate de ter um (ou vários) CV bem elaborado. Afinal nunca se sabe quando pode ter que o usar. Imagine que uma nova oportunidade lhe surge pelo caminho, não vai querer ser apanhado desprevenido, pois não?

 

5. Adapte-se!

Não é à toa que a capacidade de adaptação é uma das qualidades mais procuradas e valorizadas pelos recrutadores. Afinal se o mercado de trabalho está em constante evolução, é normal que profissionais que revelem esta característica tenham boas hipóteses de ser bem-sucedidos ou não estivessem sempre prontos a “arregaçar as mangas” e a “pôr mãos à obra”. A estes a mudança não os assusta. Aliás, em muitos casos, até motiva. E no fundo é disto que precisa também para ser capaz de se reposicionar com sucesso no mercado de trabalho.

 

Agarre o sucesso com as duas mãos!

Desengane-se se pensa que o sucesso só depende de uma boa dose de sorte. Na verdade também depende de si e em boa medida daquilo que faz da sua carreira. Ser capaz de se ajustar as novas exigências do mercado e de se reposicionar de acordo com elas é um dos “segredos” do sucesso. 


Veja também: