AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Dicas para ser feliz no trabalho

Quer ser feliz no trabalho? Então siga as nossas dicas. 

5 Dicas para ser feliz no trabalho
Sentir-se feliz no seu emprego influencia o seu desempenho profissional e a sua produtividade.

É feliz no trabalho? A pergunta pode soar a consultório sentimental, mas não é o caso. A verdade é que o nível de felicidade de um profissional em relação ao seu trabalho tem um forte impacto no seu desempenho e produtividade.
 
Se sente que podia melhorar esse aspeto da sua vida profissional continue a ler, porque temos algumas dicas que o podem ajudar. Afinal, não é preciso ser um expert para perceber que, já que passamos grande parte dos nossos dias no trabalho, uma boa dose de felicidade só pode ser benéfica.
 

Como ser feliz no trabalho?

O dia tem 24 horas e muitas delas são passadas no trabalho, entre reuniões, conversas telefónicas, trocas de emails, tarefas mais ou menos rotineiras, prazos apertados ou colegas difíceis, tudo coisas que muitas das vezes fazem com que o dia pareça um pesadelo infernal. Se experiencia com frequência estes sintomas o melhor é começar a aplicar as nossas dicas.
 

1. Mentalize-se que quer ser feliz no trabalho

Este é o primeiro passo para realmente conseguir ser feliz no seu trabalho. Sim, você pode escolher ser feliz. No fundo tudo se resume à mentalidade e atitude que adota no seu dia-a-dia. Ao invés de realçar os aspetos negativos do seu trabalho, opte por valorizar as coisas boas e positivas (como por exemplo, as tarefas que mais gosta de desempenhar ou os colegas com quem tem uma boa relação).
 

2. Faça algo que realmente goste

Pode achar que não há nada que lhe agrade no seu trabalho, mas provavelmente até há. Só tem que analisar melhor. O segredo é pensar nas suas competências e interesses e em seguida identificar as tarefas que mais gosta de desempenhar. Obviamente não vai fazer apenas isso, mas se puder fazer pelo menos uma coisa que realmente gosta vai manter a sua motivação mais elevada e, consequentemente, vai sentir-se mais feliz ao longo do seu dia de trabalho. A outra opção é procurar um novo emprego que se enquadre com os seus objetivos profissionais ou onde possa sentir-se mais realizado.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

3. Saiba dizer “não”

Os seus empregadores esperam que esteja sempre disponível a aceitar novos projetos ou tarefas, mas não se limite a dizer que “sim” a tudo. Se o fizer, a certa altura estará sobrecarregado com trabalho e sem “mãos a medir” para todos prazos e pedidos e isso vai contribuir para elevados níveis de stress, frustração e insatisfação laboral. Aprenda a dizer “não”. Antes de aceitar novos projetos, consulte a sua agenda ou a sua lista de tarefas e relegue para uma data mais conveniente para si, por exemplo. Saber utilizar essa pequena (mas tão poderosa) palavra – o “não” – é uma das maiores armas para a sua felicidade no trabalho.
 

4. Faça amigos

Ter um grupo de amigos no emprego pode ajudá-lo a ser feliz no trabalho. Calma, ninguém lhe pede que seja amigo pessoal e chegado das 20 ou 30 pessoas que integram o seu departamento, mas obviamente ter um grupo (ou apenas uma ou duas pessoas que sejam) das quais está mais próximo vai certamente ajudar, não só porque lhe permite ter alguém a recorrer (e também auxiliar) se necessário, mas porque é sempre uma motivação extra trabalhar com pessoas de quem se gosta.
 

5. Crie o seu espaço próprio

Já que passa grande parte do seu dia no trabalho tente tornar a sua área de trabalho mais agradável para si. Não é preciso muito. Pequenos apontamentos que ajudem a personalizar o seu espaço, como uma planta no seu gabinete ou um porta-canetas ao seu gosto (por exemplo), podem ser suficientes. Mas atenção: convém que o faça dentro dos parâmetros permitidos pelas políticas internas da empresa.
 

E puff… Sai um profissional feliz!

Ser feliz no trabalho não é fácil e pode até dar trabalho, mas também pode ser uma forma de ter melhores resultados enquanto profissional, já que lhe permite estar mais satisfeito e motivado e, consequentemente, ser mais produtivo.
 
Portanto lembre-se, a felicidade procura-se. Se não for no seu emprego atual, será no próximo. Só tem que o procurar.
 
Seja feliz!
 
Veja também: