Dicas para tirar fotografias com iPhone

Temos várias dicas para tirar fotografias com iPhone que o vão fazer de si um semi-profissional! Curioso?

Dicas para tirar fotografias com iPhone
Aperfeiçoe-se na arte de tirar fotografias.

Pode levar dias, meses e até anos até se tornar um mestre na arte de fotografar! Principalmente, quando utiliza smartphones como o iPhone que lhe oferecem imensas possibilidades ao nível da captação e da edição das fotografias… Nós reunimos uma lista considerável de dicas para tirar fotografias com iPhone para que tudo seja mais fácil para si! Preparado para arrancar elogios aos seus amigos?
 

10 passos para tirar boas fotografias com iPhone

 

1. Mantenha as suas fotos simples

Se ainda não explorou todas as capacidades do seu iPhone, não vale a pena tentar imitar os grandes fotógrafos. Manter as suas fotos simples é, talvez, o melhor conselho que lhe podemos dar. Quantas pessoas é que não desistem logo ao início por não conseguirem captar fotografias fabulosas? Como diz o ditado… devagar se vai ao longe!

Tire as melhores fotografias com os últimos modelos iPhone

2. Errar faz parte

Muitas vezes, no mundo da fotografia, o importante é o momento. E o momento não se repete, é único. Recentemente, foi noticiado que “foram precisas 4.200 horas e 720 mil cliques para que Alan McFadyen conseguisse a fotografia perfeita de um guarda-rios”. Errar faz parte! E a perfeição atinge-se com a experiência.

 

3. Procure outros ângulos

A maior parte das fotografias (excluindo as selfies, claro) são tiradas ao nível do peito ou dos olhos de uma pessoa. A nossa dica? Procure outros ângulos. Tire uma fotografia ao nível do chão e perceba as diferenças que isso pode trazer. Temos a certeza que vai ficar surpreendido!

 

4. Siga a regra dos terços

Esta regra permite captar fotografias visualmente equilibradas e interessantes. Ainda não a conhece? Esta regra “divide” o visor em três terços verticais e horizontais de forma a obter nove quadrados iguais. As quatros esquinas do quadrado do centro mostram quatro pontos de interesse da imagem. Esta regra pode ser um pouco confusa ao início mas procure saber mais sobre ela. E se quiser ativar a grelha no seu iPhone vá às definições da câmara.

 

5. Não é só o objeto que importa… é também tudo o que está à volta

Achou piada à arquitetura de uma certa casa e gostava de a fotografar? Mas quando olha para a fotografia acha que não conseguiu captar-lhe a essência? Isso poderá dever-se ao facto de se ter esquecido que a casa faz parte de uma paisagem e tudo o que está no fundo pode influenciar a forma como se destaca o elemento principal da nossa fotografia.

 

6. Esqueça o flash!

Não há nada como a luz natural… Se puder, esqueça o flash. Procure outras fontes de luminosidade como candeeiros ou fogueiras… vai surpreender-se com os resultados.

 

7. Foque o elemento principal e evite o zoom

Fazer zoom na seu iPhone vai fazer com que a imagem perca qualidade. Não há nada como aproximar-se do objeto que pretende ou pressionar o ecrã para que este foque o elemento que você pretende destacar.

 

8. Procure tirar fotos simétricas

A simetria é algo que agrada ao olho humano e está presente em toda a parte. Basta que tenhamos olhos para perceber onde a encontrar. Garantimos que se tirar uma foto simétrica, mesmo que o elemento principal seja bastante banal, vai conseguir captar a atenção!

 

9. Se for possível, crie uma história

Uma imagem vale mais do que mil palavras? Mas adicionar um elemento textual à fotografia pode fazer imensa diferença na forma como ela é recebida. Se possível, crie uma história! Contudo, recorde-se disto… há fotografias que falam por si e ficam bem melhor sem qualquer elemento textual.

 

10. Edite as fotografias

Não tenha medo de editar fotografias e de perceber como é que pode evidenciar alguns elementos, cores, contrastes e muito mais. A edição pode fazer imensa diferença na vida de uma fotografia.

O artigo que escrevemos com as melhores apps de fotografia para iPhone já tem quase um ano mas as apps continuam bastante atuais. Para além disso, e pelo que andámos a ler, a Hipstamatic tem feito bastante sucesso entre fotógrafos profissionais. Que tal experimentá-la? 
 

Subscreva todas as nossas dicas sobre Tecnologia !


Veja também: