4 dicas para tirar os melhores apontamentos na faculdade

Sente que está a enfrentar um fluxo alucinante de informações? Aprenda a tirar o melhor proveito dos apontamentos e transforme a aprendizagem.

4 dicas para tirar os melhores apontamentos na faculdade
Aprenda aqui como fazer anotações em sala de aula

Poucas aulas, pouco tempo e – adivinhe – uma tempestade alucinante de informações para assimilar. Sim, qualquer estudante que vá entrar na universidade (e os que já lá estão ) devem preparar-se para esta rotina onde correm, à velocidade da luz, centenas de conteúdos. Observando esta realidade, ainda que de fora, parece importante investir nos estudos, certo? Fique atento às nossas dicas para tirar os melhores apontamentos na faculdade.

4 dicas para tirar os melhores apontamentos na faculdade

dicas-para-tirar-os-melhores-apontamentos-na-faculdade

1. Sublinhe

A regra vale ouro e ajuda a criar uma memória visual que vai ajudar na aprendizagem. Durante as aulas, esteja atento aos conteúdos e faça esta pergunta a si mesmo: “onde está o foco desta aula? O que de mais importante devo reter?”. De seguida, aponte a resposta.

No início de cada aula, assegure que cada exposição do professor tem uma ideia e um conceito, em especial, a destacar. Isso vai ajudá-lo nas revisões futuras e, o que é ainda melhor, vai deixá-lo mais concentrado na aula.

2. Tome nota dos detalhes e esteja atento ao que não vai encontrar noutro sítio

É comum vermos alunos a tomarem nota dos conteúdos apresentados a partir de uma apresentação em PowerPoint – certo? Não deixe que este seja o seu caso, ou isso pode prejudicar a sua atenção naquilo que deve ser o mais importante: ouvir o que o professor está a dizer.

Tenha em mente que é na parte oral que estão as partes mais exclusivas do conteúdo – aquilo que, normalmente, é mais exclusivo e vai favorecer a compreensão. Não tenha receio de perder o que está nos slides e questione os seus professores. Quase sempre, eles disponibilizam este material mais tarde.

Lembre-se: isso, para além de ajudar nos estudos, vai melhorar a sua imagem e mostrar que está dedicado ao curso.

3. Desenhe (sim, desenhe)

Às vezes, aquilo que mais necessita é de visualizar o conteúdo. Não somos todos iguais e, para alguns, a forma mais eficaz de aprender e memorizar conteúdos importantes é mesmo investir em recursos visuais – como o desenho ou os gráficos.

Se está com dificuldades na universidade, que tal experimentar fazer uso de imagens? Experimente esta técnica e comprove se, para si, funciona.

4. Faça uma revisão depois da aula

Não há nada como rever os conteúdos após as aulas. Este exercício simples, quando faz parte da rotina de estudos, garante a eficácia na aprendizagem. Depois das aulas, faça revisões e ajuste os seus apontamentos – com tempo, há sempre uma correção que pode melhorar os seus resumos dos conteúdos.

Uma revisão vai tornar o seu cérebro capaz de assimilar informações com muito mais agilidade – afinal, esta nossa grande máquina funciona como um músculo e é preciso ajudá-lo a “fixar” o que é necessário.

Reveja os seus apontamentos com frequência e selecione as partes mais importantes. Faça isso o mais rapidamente possível, para que os detalhes não se percam da memória.

Preparado para aumentar a produtividade nos estudos, tirar notas excelentes e arrasar na universidade? Dedique tempo e experimente colocar em prática as nossas dicas para tirar os melhores apontamentos na faculdade.

Veja também: