10 dicas para tornar as receitas mais saudáveis

Esta é uma das tendências cada vez mais atuais: tornar as suas receitas e práticas na cozinha mais saudáveis e equilibradas. Vamos descobrir como?

10 dicas para tornar as receitas mais saudáveis
Técnicas para conseguir uma alimentação mais equilibrada

As 10 dicas para tornar as receitas mais saudáveis são imprescindíveis para quem procura uma alimentação mais equilibrada e saudável. Ponha em prática estas técnicas e consiga uma rotina alimentar mais respeitadora das necessidades do nosso organismo e que promova hábitos alimentares que facilitam o bom funcionamento do nosso organismo.

Dicas para tornar as receitas mais saudáveis


tornar as receitas mais saudaveis

Evitar as doenças normalmente associadas a maus hábitos alimentares, como  problemas de pressão, do coração ou a obesidade, é mais simples do que pensa. Como? Conseguindo criar rotinas alimentares mais saudáveis e mais respeitadoras da sustentabilidade do nosso planeta. Atente nas nossas dicas para conseguir.

  1. Se a receita não incluir legumes, acompanhe sempre com uma salada ou legumes cozidos. Isso fará com que haja mais fibras na sua refeição, o que é muito importante para o bom funcionamento do seu organismo.
  2. Evite refogados e guisados, pois isso fará com que as gorduras estejam mais tempo a altas temperaturas, o que é prejudicial para a nossa saúde. Prefira colocar os alimentos todos ao mesmo tempo na sua confeção.
  3. Faça escolhas mais saudáveis preferindo cozidos, grelhados e estufados; fazem uso de menos ou nenhumas gorduras e são por isso mais equilibrados.
  4. Reduza o sal que coloca nas suas receitas, preferindo usar mais ervas aromáticas que compensarão a diminuição do sal em termos de sabores e tornarão os seus pratos muito mais saudáveis.
  5. Quando cozinhar carnes com gordura visível, prefira retirá-la antes e depois da sua confeção; deste modo diminuirá largamente a quantidade de gordura prejudicial que ingere em cada refeição.
  6. As carnes magras, como do frango ou do peru, são mais saudáveis do que as carnes vermelhas, por isso, se gosta muito de carne, repita mais as brancas do que as vermelhas.
  7. Ao temperar ou cozinhar é importante reduzir a quantidade de gorduras que utiliza, para que o resultado final seja mais saudável.
  8. É importante preferir gorduras mais saudáveis, como o azeite ou óleo de coco, em vez de gorduras de origem animal, como a manteiga, que pode ser mais prejudicial para o bom funcionamento do nosso organismo.
  9. Para conseguir alimentos mais saborosos de forma mais saudável prepare marinadas com ervas aromáticas e vinho branco, em vez de abusar de fritos ou de gorduras que provocam doenças cardiovasculares.
  10. Na confeção de sopas ou estufados evite ao máximo o uso de caldos concentrado, nomeadamente em cubos, pois eles contêm vários elementos prejudiciais à nossa saúde. Prefira ervas frescas e outros condimentos não processados.Se puser em práticas estas 10 dicas para tornar as suas receitas mais saudáveis, conseguirá ter hábitos alimentares mais adequados e equilibrados, que promovem o seu bem-estar geral através do bom funcionamento do seu organismo. Faça opções sensatas e reflita nas suas práticas do dia dia pois muitas delas não serão as melhores.

Veja também: