Publicidade:

4 dicas para tratar da roupa que vai querer conhecer

Ter a roupa limpa vai ser, a partir de agora, uma tarefa mais simples. Basta aplicar estas dicas para tratar da roupa como um profissional.

4 dicas para tratar da roupa que vai querer conhecer
Dicas para cuidar da sua roupa e poupar tempo e dinheiro

Vamos falar-lhe de dicas para tratar a roupa. Mais precisamente de alguns truques que pode não conhecer, mas que serão uma grande ajuda nesta tarefa.

Quem não gosta do cheirinho agradável da roupa acabada de lavar? Ainda assim, não há como negar que, por vezes, todos gostaríamos que a tarefa fosse um pouco mais fácil. A boa notícia é que pode ser.

Estamos sempre a aprender e há algumas dicas para tratar da roupa que possivelmente desconhecia, mas que depois de as descobrir vai querer usá-las sempre.

4 dicas para tratar da roupa que deve mesmo conhecer

1. Faça o seu próprio detergente da roupa

Faça o seu próprio detergente da roupa Faça o seu próprio detergente da roupa Fonte: Joyelick

A oferta de detergentes para lavar a roupa existente no mercado é imensa. Mas com tanta oferta, por vezes, pode ser difícil escolher ou encontrar um detergente adaptado às suas necessidades, principalmente para quem tem pele sensível ou tendência para alergias a alguns dos componentes químicos dos detergentes.

Se é o seu caso, pode optar por fazer o seu próprio detergente, com ingredientes caseiros e de forma simples. Eis o que precisa:

  • 1 sabonete com óleo de coco e/ou azeite de oliva (para limpar);
  • ½ chávena de sal marinho (ajuda a estabilizar as cores);
  • 1 chávena de bicarbonato de sódio;
  • ½ chávena de bicarbonato de sódio (para remover nódoas e odores);
  • ½ chávena de tira-nódoas para roupa de bebé (ajuda a limpar as roupas e a descalcificar a água);
  • ¼ de chávena de ácido cítrico (um ácido cristalino existente nos frutos cítricos e que ajuda a descalcificar a água e reforçar as cores ou brancos das roupas);
  • ½ colher de chá de um óleo essencial à sua escolha.

É muito simples de fazer. Comece por triturar o sabonete. De seguida misture os restantes ingredientes secos. Coloque a lâmina no processador de alimentos, deite a mistura no processador, tape e triture até obter um pó homogéneo. No fim, ainda com o processador a trabalhar, junte um óleo essencial à sua escolha para aromatizar o seu detergente (por exemplo, lavanda, menta, eucalipto, laranja, etc.).

Depois, é só armazenar em frascos. Para lavar coloque uma a duas colheres de detergente na máquina.

2. Torne as suas toalhas mais macias… com vinagre

Sim, leu bem. Uma das dicas para tratar a roupa, mais concretamente, para devolver o toque macio às suas toalhas é usar vinagre na lavagem. Basta diluir uma chávena de vinagre em água ou esperar que o nível da água seja suficientemente alto para que o vinagre se dilua de forma instantânea (se não o fizer, o vinagre pode descolorar as suas toalhas).

3. “Estique” a roupa encolhida com champô de bebé

“Estique” a roupa encolhida com champô de bebé“Estique” a roupa encolhida com champô de bebé“Estique” a roupa encolhida com champô de bebéFonte: One Good Thing by Jillee

Quem nunca aumentou a temperatura da água na máquina de lavar e no final da lavagem se deparou com umas quantas peças de roupa com tamanhos reduzidos? Sim, já todos passamos por isso. Mas é possível reverter a situação. É uma daquelas “ratoeiras” que apanha todos os donos e donas de casa ao tratarem da sua roupa. E é aqui que entra mais uma das dicas para tratar da roupa que provavelmente desconhecia.

Tudo o que precisa é de água morna, champô de bebé e duas toalhas de banho. Comece por mergulhar a roupa encolhida na água com o champô de bebé e vá trabalhando o tecido para relaxar as fibras e as poder esticar gentilmente.

Depois, remova a roupa da água e aperte suavemente para remover o excesso de água (sem torcer ou enxaguar). Estique a toalha de banho numa superfície lisa, estique a peça de roupa e enrole a toalha (com a peça dentro), pressionando suavemente. Desta forma, a peça de roupa vai absorver o champô e ficar húmida (e não encharcada).

De seguida, coloque a segunda toalha e coloque a peça de roupa sobre ela e vá esticando com cuidado enquanto a roupa seca. Deve esticar as fibras até que a peça recupere o seu tamanho original.

4. Evite as meias sem par

Evite as meias sem parFonte: One Good Thing by Jillee

Não há nada mais chato do que perder tempo “à pesca” de pares de meias depois de lavar a roupa. Mas a tarefa pode ser muito mais simples. Eis o que pode fazer para evitar meias separadas: pode optar por colocar todos os pares de meias num saco para lingerie e, assim, no final da lavagem estarão todas juntas e fáceis de juntar ou, em alternativa, pode optar por prender os pares com uma mola antes de as colocar a lavar. Assim, no final, já estão juntas. Ou então, para evitar perdas, pode sempre optar por comprar meias iguais. Dessa forma terá sempre um par “à mão”.

Mas há mais. Estas quatro dicas para tratar da roupa são apenas uma amostra. Descubra outras no vídeo abaixo.

Veja também:

Limpeza e Arrumação