8 dicas para uma pele sem problemas

O maior órgão do corpo humano é o que mais reflete o que se passa na nossa vida. Fique com algumas dicas para uma pele sem problemas.

8 dicas para uma pele sem problemas
Hidratação e proteção são os elementos chave

A pele reflete tudo que se passa no nosso corpo: todos os aspetos da saúde física, assim como mental, o que andamos a comer e beber, e em que tipo de ambiente vivemos. Para manter uma pele saudável, damos-lhe algumas dicas para uma pele sem problemas.

Estas sugestões partem dos conselhos dados por especialistas médicos e cosméticos, sendo universais e com consequências positivas para qualquer tipo de pele. Se, contudo, tem algum problema persistente como acne, ou psoríase, não deixe de consultar um médico.

8 dicas para uma pele sem problemas

1. Limpeza diária

limpar pele

Uma das mais importantes dicas para uma pele sem problemas, e é por essa razão que a apresentamos em primeiro lugar. Todos os tipos de pele precisam de uma limpeza com um gel, espuma ou líquido. Se tem pele oleosa deve fazê-lo obrigatoriamente duas vezes por dia, de manhã e ao deitar. O segredo aqui é deixar o produto atuar. Além de retirar a maquilhagem, tem de trabalhar sobre a pele para limpar o óleo e a sujidade ambiental acumulada. Deixe atuar por uns minutos e retire com água morna.

2. Protetor solar obrigatório durante o dia

protetor solar

Seja verão, seja inverno… Usar proteção solar é obrigatório para evitar o envelhecimento precoce da pele. À partida, o creme hidratante que coloca todos os dias e até os produtos de maquilhagem já têm SPF incluído. Contudo, essa proteção não é suficiente para o dia todo. Vá aplicando protetor solar durante o dia, de três em três horas, mais ou menos. Se não for em creme, use um pó de maquilhagem com proteção solar para retocar durante o dia.

3. Creme de noite com retinóide

creme noite

Os retinóides são derivados da vitamina A, sendo uma substância extremamente completa por englobarem uma grande variedade de compostos naturais e sintéticos. Atuam na pele interagindo com os seus constituintes e são capazes de reduzir inflamações, produção de sebo, produção de melanina, aumentar a produção de colagénio e de reter água. Por isso são indicados para combater manchas na pele, combater o acne e a despigmentação, prevenir rugas e hidratar a pele. Cremes de noite com esta substância (normalmente indicados com retinol) são o que deve usar.

4. Consumir alimentos com ómega 3 e antioxidantes

omega 3

Alimentos e bebidas ricas em ómega 3 e antioxidantes são extraordinários para a pele, por ajudarem a mantê-la hidratada e reduzir inflamações. Salmão e outros peixes gordos são alguns exemplos de bons alimentos. Mirtilos, verduras, chá verde, café e até um copo de vinho tinto todos os dias, são as melhores fontes de antioxidantes.

5. Cuidado com o álcool

cocktails

No ponto anterior falámos de um copo de vinho tinto, mas aqui estamos a falar de cocktails e bebidas brancas. As bebidas alcoólicas são extremamente desidratantes, e têm grandes quantidades de açúcar. Beber sem exageros é o melhor conselho, porque a pele reflete todo e qualquer excesso nesta área.

6. Transpirar

exercicio

O exercício físico ajuda a pele de duas maneiras. Por um lado, ao transpirar, está a eliminar gordura que se acumula no corpo. Por outro, aumentar o ritmo cardíaco melhora a circulação sanguínea e liberta endorfinas, o que ajuda a pele a ficar radiante e com um brilho saudável.

7. Dormir bem

dormir

O recomendado é um mínimo de 7 horas por noite. Dormir pouco aumenta os níveis de ansiedade, o que por sua vez contribui par ao envelhecimento da pele e para o surgimento de acne. A pele está a reagir ao seus sistema nervoso, ao excesso de cortisol, a hormona do stress.

8. Apanhar sol

apanhar sol

Esta dica pode parecer contraditória, mas sol em moderação faz tão bem como não exagerar nas horas de exposição. Se está a usar protetor solar ou maquilhagem com proteção solar, melhor, mas uma quantidade moderada de vitamina D é o ideal: acelera a renovação da pele e promove a reestruturação da epiderme, melhorando a textura da sua pele. Tudo em moderação é uma das melhores dicas para uma pele sem problemas.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.