AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Dicas para vencer a procrastinação

Conheça algumas dicas que o vão ajudar a ultrapassar a procrastinação e ser mais produtivo no seu dia a dia.

5 Dicas para vencer a procrastinação
É daqueles que vive numa luta constante contra a procrastinação, mas parece sempre estar em desvantagem?

Procrastinação! Até lhe pode parecer um “palavrão”, mas na verdade é um dos maiores pesadelos para muitos profissionais. Mas vamos simplificar. Segundo o dicionário da língua portuguesa a procrastinação é o “ato ou efeito de procrastinar; adiamento; delonga”. Dito assim até parece coisa simples, mas não é. Afinal não é à toa que o assunto tem sido tema de estudo para muitos psicólogos. E para quem “sofre deste mal” as consequências são devastadoras. Que o digam os profissionais que de repente se veem a “afogados” em trabalho. Mas mais do que identificar a procrastinação, o importante é saber como a ultrapassar.

 

Vencer a procrastinação: 5 dicas essenciais

Conhece o ditado que diz “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”? Pois bem, tem uma razão de ser e pode aplicar-se aos procrastinadores profissionais.

Produtividade e procrastinação são conceitos antagónicos. E em contexto laboral as consequências podem ser bem graves. Quando der por si, aquilo que lhe parecia apenas um ligeiro adiamento está a desregular os seus horários, a interferir com o seu fluxo de trabalho e a afetar o seu desempenho profissional. Antes que o problema prejudique o seu trabalho (e a sua imagem profissional) trate de “derrotar” a procrastinação. Veja como com as nossas dicas.

 

1. Comece pelas tarefas mais simples

Para começar em força nada como “despachar” os assuntos mais simples e rápidos para entrar no ritmo de trabalho. Se optar por se focar nas tarefas mais complicadas vai por dedicar muito mais tempo em busca de uma solução e vai acabar por sentir-se desmotivado. Ao inverter a ordem de trabalhos e começar pelas mais básicas (e ao ver resultados do seu trabalho) vai ajudar a aumentar a sua motivação (que vai ser muito necessária para as tarefas mais complicadas).

 

2. Estabeleça prazos a si mesmo

Se tiver deadlines estabelecidos acaba por sentir-se pressionado a finalizar tarefas e a concluir projetos. Para o ajudar a evitar a procrastinação defina prazos de conclusão para cada um dos trabalhos em mão e cumpra-os religiosamente.

 

3. Crie um ambiente de trabalho “produtivo”

Esta dica é particularmente importante para quem trabalha em casa, onde não faltam distrações. Acredite que a sala de estar não é um com local de trabalho, principalmente para quem tem veia de procrastinador. Portanto, crie um ambiente de trabalho isento de distrações ou que o deixe demasiado relaxado.

 

4. Faça uma boa gestão do seu tempo

Ou seja, aprenda a identificar os horários em que é mais produtivo, defina tempos estimados para completar cada tarefa e crie uma rotina de trabalho. Isto vai ajudá-lo a gerir eficazmente o seu tempo e a ser mais produtivo.

 

5. Dedique algum tempo para si

A melhor forma de estar focado e deixar de lado a procrastinação é incluir algum tempo para si próprio na sua agenda de trabalho. Falamos de tempo para fazer exercício físico ou atividades com amigos ou família, por exemplo. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental nesta batalha.

 

Adeus à procrastinação!

O segredo para vencer a procrastinação é a disciplina. É graças a ela que vai ser capaz de trocar a procrastinação pelo trabalho. Mas calma. Mesmo que seja um procrastinador inveterado há salvação para si. Com treino e dedicação, a disciplina leva a melhor e “adeus” procrastinação.


Veja também: