6 dicas para viajar sem dinheiro

Viajar sem dinheiro pode parecer demasiado bom para ser verdade, mas há algumas dicas que pode seguir para viajar com orçamentos muito baixos.

6 dicas para viajar sem dinheiro
Aprenda a aproveitar as oportunidades

Viajar sem dinheiro pode ser um sonho ou uma realidade, tudo depende da forma como consegue aproveitar as oportunidades. Para quem realmente gosta muito de viagens e não tem grandes orçamentos, há alguns conselhos que pode seguir para conseguir concretizar a sua paixão sem precisar de muito dinheiro. Atente nas nossas 6 dicas.


Viajar sem dinheiro: ilusão ou realidade?


Aproveite as condições dos cartões de crédito

Esta dica exige uma grande disciplina da sua parte. Há muitos cartões de crédito que oferecem pontos que se transformam em viagens ou alojamentos, ou que lhe oferecem vales de desconto aplicáveis em várias situações. Faça algumas das suas compras usando o cartão de crédito, de forma a acumular o maior número de pontos ou descontos possível. Analise bem as condições dos cartões, mas não se esqueça que esta dica exige que programe muito bem as suas compras e não exceda os prazos de pagamento do cartão.


Planeie com antecedência

Uma das formas de conseguir viagens mais baratas é tratar das reservas com muita antecedência, ou então exatamente o oposto: estar preparado para viajar de um momento para o outro, aproveitando promoções de última hora, pode também ajudar a poupar. No entanto, a preparação com antecedência traz sempre mais vantagens, pois tudo o que envolve a viagem pode ser tratado cuidadosamente.



Escolha a época baixa

Sonhar com viagens baratas durante a época alta pode ficar-se mesmo pelo sonho. Na época baixa, conseguem-se viagens muito interessantes a preços muito mais baixos do que na época alta; os descontos podem ser superiores a 50%.



Faça troca de serviços

Analise bem as suas capacidades e descubra de que forma consegue trocar o seu trabalho por noites de alojamento grátis. Por exemplo, se o seu forte são as línguas, ofereça-se para traduzir o regulamento do hostel em troca de noites grátis; se o seu forte é o exercício físico, troque umas aulas de pilates por descontos ou refeições. Há sempre uma forma de trocar serviços, onde todos saem a ganhar.



Selecione bem o seu alojamento

Opte por soluções mais baratas e ainda assim com todo o conforto, como são as disponibilizadas por pequenos mas charmosos hostels, pelo airbnb  ou pelo Couch Surfing. Em alternativa, verifique se não tem amigos a viver em locais para onde gostaria de viajar.



Rentabilize as refeições

Se escolher um alojamento com direito a pequeno almoço, verificará que os alimentos oferecidos chegam para confecionar sandes para o almoço, especialmente se ficar num apartamento em que o senhorio vai lá diariamente deixar os produtos para a primeira refeição do dia. Assim, ganhará uma meia pensão sem custos adicionais.

Seguindo estas seis dicas, verá que consegue viajar (quase) sem dinheiro. O importante é puxar pela imaginação e rentabilizar todos os recursos e meios que temos, hoje em dia, ao nosso dispor. Não se esqueça, por exemplo, de consultar sites de boleias como o Bla Bla Car. Sabe lá até onde pode ir apenas com uma boleia.
Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >>
Veja também: