5 dicas para obter o sucesso financeiro

Conheça as cinco dicas que o vão ajudar a ter o sucesso financeiro e a alcançar os seus sonhos. Não precisa de ser um guru do dinheiro para acumular património todos os meses.

5 dicas para obter o sucesso financeiro
O sucesso financeiro ao alcance de todos

Longe de ser o nosso objetivo encontrar receitas milagrosas para o sucesso financeiro, deixamos aqui algumas ideias que consideramos essenciais para quem quer ter sucesso e ganhar mais dinheiro. Contrariamente ao que muitos consideram, o dinheiro não é assim tão complexo. Bastam algumas regras e o sucesso financeiro fica mais perto!


1. Controlo de todos os gastos:

O primeiro passo para controlar o seu dinheiro é saber o destino que lhe dá. Saber onde gasta o seu dinheiro pode parecer uma tarefa simples mas inúmeras pessoas não sabem para onde ele vai. Quem nunca chegou a meio do mês e se perguntou “para onde foi o meu dinheiro?”. Para o controlo dos gastos é essencial fazer o seu orçamento familiar e consultar, com regularidade, os extratos e os saldos multibanco.


2. Corte de custos:

A postura de corte de custos deverá ser uma das suas prioridades. Quem quer o sucesso financeiro tem de saber que é mais fácil poupar um euro do que ganhá-lo. Assim, crie o hábito de se questionar se as despesas fazem ou não sentido e atue de forma desprendida. Se não precisa de determinada despesa, corte-a e desvie o seu dinheiro para outro lado (para outro gasto ou, preferencialmente, para a poupança).


3. Crie poupanças automáticas:

O terceiro passo para o sucesso financeiro passa pela criação de mecanismos de poupança automática. Os bancos têm facilitado a vida a quem quer poupar de forma mecânica. Baixaram os montantes mínimos iniciais e de reforço mensal de esquemas de poupança e inclusivamente criaram cartões de crédito e de débito que arredondam a despesa (o que implica a criação de uma poupança). Ao iniciar este processo, irá ver que começa a poupar todos os meses e com menos esforço do que estaria a pensar. Com o tempo, poderá aumentar a sua taxa de poupança… e ganhar juros todos os meses.


4. Elimine as suas dívidas:

O endividamento é uma das maiores prisões das famílias portuguesas e é bastante penalizador na medida em que obriga ao pagamento de juros, que em muitos casos chegam a 30%. Assim, deverá focar os seus esforços na redução progressiva dos seus créditos, sempre que possível. De nada vale ter um depósito a prazo que lhe pague 2% de juros ao ano se está a pagar 20% por um cartão de crédito.



5. Aumente o seu rendimento:

No E-konomista já escrevemos diversos artigos sobre formas alternativas de obter um rendimento extra. Sugerimos que analise as suas competências e veja formas de ganhar mais algum dinheiro ao final do mês.

Estas são algumas dicas para o ajudar a atingir o seu sucesso financeiro. Partilhe as suas dicas connosco!


Veja também: