AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

7 dicas para se tornar um vendedor de sucesso

Um vendedor de sucesso faz-se de mais do que técnicas de venda. Conheça as nossas dicas para se tornar um.

7 dicas para se tornar um vendedor de sucesso
Se quer tentar a sua sorte no mundo das vendas vai precisar destas características.

Quer ser um vendedor de sucesso? Certamente já se “rodeou” de livros especializados em técnicas de venda e até já frequentou (ou está a pensar frequentar) cursos para adquirir competências nessa área. E está correto, mas ainda que essas técnicas e formações sejam essenciais para o seu sucesso, não são as únicas características necessárias.

A sua atitude enquanto vendedor e alguns traços de personalidade podem também influenciar o seu sucesso. Aliás, só para ter uma ideia, segundo alguns estudos cerca de 80% do sucesso de um vendedor deve-se à atitude do mesmo, sendo os restantes 20% devidos à aptidão técnica. Mas a par disso, uma boa dose de confiança, de conhecimento de mercado, dos clientes e dos produtos e uma boa organização, por exemplo, podem colocá-lo na na rota do sucesso.

 

O que tem um vendedor de sucesso que os outros não têm?

Desengane-se se pensa que ser vendedor é fácil. Não é. Além de ser um trabalho exigente é cada vez mais competitivo. É aqui que as características certas podem fazer a diferença e ajudá-lo a destacar-se dos demais vendedores (os seus grandes adversários) para que seja o melhor.

Veja o que precisa para se tornar um vendedor de sucesso.
 

1. Seja confiante

Ou melhor dizendo tenha autoconfiança. Este não é o tipo de trabalho para pessoas inseguras ou pouco confiantes. Os vendedores ouvem muitos “não’s” mas têm que ser capazes de erguer a cabeça e seguir em frente para a próxima venda.

 

2. Mantenha-se otimista

Surge no seguimento da anterior e completa-a. O otimismo é essencial para saber superar as “agruras” desta área de trabalho. Um vendedor otimista é capaz de manter o equilíbrio e o foco mesmo quando tudo parece correr mal e as vendas teimam em não aparecer, não permitindo que resultados menos positivos (ou a falta deles) afetem o seu desempenho.

 

3. Seja organizado

A organização é fundamental em qualquer área, mas na área comercial ainda mais. Senão repare. É muito fácil perder-se entre pedidos, reuniões, etc. Por esta razão é imperativo que seja disciplinado e que organize o seu dia de trabalho, crie rotinas para analisar e organizar os seus trabalhos pendentes (ou a decorrer), que organize os seus contactos, os seus pedidos e os seus compromissos agendados. Só assim pode garantir que nada falha.

 

4. Crie empatia

Mais do que ser claro com os seus clientes, tem que ser capaz de estabelecer uma conexão com eles. Esta capacidade vai permitir-lhe ler o seu cliente e adaptar a sua venda às necessidades e características de cada um.

 

5. Seja persuasivo

Para ter sucesso como vendedor tem que ser persuasivo. Ou seja, os seus clientes têm que olhar para si e não ver o vendedor, mas sim alguém com soluções para os seus problemas. Para tal vai necessitar de ser persuasivo e, acima de tudo, ter a capacidade de ir sempre ao encontro das expectativas dos clientes e ajudá-los a encontrar a solução/produto mais adequados às suas necessidades.

 

6. Lembre-se que quem decide é o cliente

Não há nada pior que um vendedor que pensa que pode impor os seus produtos/serviços a um cliente. Não queira ser um desses. Pelo contrário, seja o vendedor que se coloca no lugar do cliente, que o entende e que, acima de tudo, segue o seu ritmo, lhe desperta o interesse, conquista a sua confiança e aceita que a última palavra é sempre dele (o cliente).

 

7. Mantenha-se atualizado

Se quer vingar nesta área (tal como em qualquer outra) é essencial que se mantenha a par das tendências do mercado e que esteja sempre pronto a atualizar as suas técnicas e métodos de venda.

 
E então, tem o que é preciso para ser um vendedor de sucesso?
Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: