5 dicionários de inglês online

Para ficar com o inglês na ponta da língua, há ferramentas que precisa conhecer. Tome nota dos 5 dicionários de Inglês online e aposte na Internet.

5 dicionários de inglês online
Saiba quais são os melhores dicionários da língua inglesa... Online!

A internet está repleta de ferramentas que nos facilitam a vida e vai gostar de saber que existem verdadeiras ajudas para fortalecer os seus conhecimentos numa segunda língua. Descubra os melhores dicionários de inglês online para colocar na sua barra de sites favoritos e mais formas de aprender o idioma através do seu computador – tudo isso de forma gratuita. Veja aqui os principais sites a visitar e aceda quando e quantas vezes lhe apetecer.

5 dicionários de inglês online

1. Macmillan Dictionary

Este talvez seja o dicionário de inglês online mais simples e intuitivo. Para usufruir das suas vantagens, basta carregar a página, inserir a palavra que procura e receber a definição numa fração de segundos. Também pode usar o botão de áudio para ouvir a pronúncia da palavra, receber diversos exemplos de como pode empregá-la em frases e conhecer algumas expressões típicas do inglês em que ela se faz presente.

Mais-valia: no campo que fica abaixo de cada definição, é possível encontrar um hyperlink e aceder ao dicionário de sinónimos. Clique no botão que diz “Thesaurus entry for this meaning of […]” e descubra incontáveis novas palavras relacionadas com a sua pesquisa.

2. Longman Dictionary of Contemporary English

Para usar este dicionário, o utilizador deve escrever a palavra que procura e aguardar pelos resultados, que incluem todas as entradas onde a palavra procurada aparece. Por exemplo: se está à procura da palavra “get”, vai receber os resultados para todas as outras opções onde ela aparece (“get together”, “go getter”, “got”, “gotten”, “have”, e muito mais).

Esta ferramenta é interessante para suscitar dúvidas e fazer com que tenha interesse em aprender sempre mais.  Este dicionário não oferece a opção de ouvir a pronúncia da palavra procurada, mas é uma fonte interminável para consultas sobre como usar as palavras nos seu dia-a-dia.

3. OnlineCollins Dictionary

Na parte superior da página online, o utilizador encontra o dicionário com as definições das palavras e a forma de empregá-las nas conversas. Ao rolar para baixo, vai observar o campo de pesquisa para procurar por sinónimos e pela origem das palavras, e, em seguida, vai aparecer no ecrã um ícone que indica o caminho a fazer para ouvir a pronúncia delas.

Mas este dicionário de inglês online não fica por aí. Mais abaixo, é possível usufruir da ferramenta de tradução, que permite ao utilizador ler e ouvir a palavra procurada em diversas outras línguas, como o espanhol, o alemão, o japonês, o croata e até o mandarim.

Destacamos o Online Collins Dictionary como uma excelente opção online, no entanto, chamamos a atenção para o facto de ser um site menos intuitivo e que peca na organização.

4. Cambridge Dictionaries Online

Esta é uma opção incrivelmente completa, que para além de ser simples, surpreende o utilizador. Porquê? Porque é um dicionário com muitos outros dicionários dentro.

Logo ao entrar na página, é possível encontrar uma diversidade de especificações que podem dar muito jeito a quem quer saber mais sobre o inglês, adaptando a língua a cada necessidade. Basta escolher o dicionário que pretende: American English Dictionary, Business Dictionary, Learner’s Dictionary e Idioms and Phrasal Verbs Dictionary.

5. Oxford Dicionaries

Esta opção, a par da primeira, é das mais simples e intuitivas de todas. O dicionário mostra as definições das palavras, a forma de usá-las, e oferece exemplos práticos – nada mais. É uma excelente escolha para quem quer fazer comparações rápidas entre palavras, por exemplo.

Dicas para usar um dicionário de inglês online

  1. Comece por aprender a dominar um dicionário online, pois iniciar o processo com vários em simultâneo pode ser uma tarefa complicada e desmotivar a aprendizagem.
  2. Conheça o OneLook. Este motor de buscas é o “Google” dos dicionários de inglês online. Duas das vantagens que destacamos são: procura por resultados também catalogados em dicionários antigos e a busca pode ser direcionada por áreas específicas (Medicina e Ciência, Artes, Informática, Religião, Desporto e muito mais).

Outras formas de aprender inglês online

1. Websites com material didático

O British Council selecionou um enorme número de conteúdos didáticos online e totalmente gratuitos para si – e o “aluno” pode descarregar sem qualquer custo. São centenas de páginas e mais de dois mil exercícios interativos.

Tome nota de como pode aprender a língua inglesa de forma lúdica e divertida:

  • Material de inglês para crianças
  • Material de inglês para adolescentes
  • Aprender inglês através de conteúdos ligados ao futebol
  • Aprender inglês através do telemóvel
  • Fortalecer o inglês para o trabalho
  • Aprender inglês através de vídeos

2. App

O British Council dispõe ainda de uma grande diversidade de aplicações que pode instalar no seu telemóvel ou tablet. Através delas, pode aprender o inglês de forma intuitiva e divertida, contando com jogos, questionários, podcasts e filmes.

3. Cursos gratuitos de inglês online

Os MOOCs são cursos inteiramente gratuitos que estão disponíveis para alunos e professores, e os programas utilizam uma abordagem que vão para além da linguística.

Pode encontrar as informações completas e atualizadas sobre os novos cursos no portal do British Council.

4. Clientes Vodafone

O British Council inovou através de uma parceria exclusiva com a Vodafone. Agora, os clientes desta rede, que tenham aparelhos móveis com sistema operativo Android, podem aprender inglês de forma muito mais interativa e eficaz. Para isso, basta que instalem a aplicação LearnEnglish, através do ícone “Vodafone Updates”, e têm acesso aos conteúdos interativos criados pela rede de ensino. Os mecanismos de pagamento são os mesmos da Vodafone e é possível usufruir de descontos especiais, caso seja um utilizador do tarifário móvel.

Veja também:

Continuar a Ler

Os mais vistos