Publicidade:

Dieta da proteína na perda de peso: saiba como funciona

Se quer perder peso, faça-o de forma saudável. Há muitas formas e nem todas são seguras. Descubra como funciona a dieta de proteína na perda de peso.

Dieta da proteína na perda de peso: saiba como funciona
A proteína é fundamental para um bom funcionamento do corpo

Cada vez surgem mais regimes alimentares e métodos para emagrecer. Mas nem todas essas soluções milagrosas são boas opções para a sua saúde. É importante ter um acompanhamento especializado, como o de um nutricionista.

Mas uma coisa já sabemos: a proteína é fundamental para o desenvolvimento do nosso corpo. Por isso, explicamos-lhe tudo sobre a dieta de proteína na perda de peso.

Em que consiste a dieta de proteína na perda de peso?

O consumo de proteína resulta em algumas reações benéficas para quem quer perder peso, como a aceleração do metabolismo.

Passemos, então, a explicar que outras reações a proteína provoca no nosso corpo e que fazem da dieta de proteína na perda de peso uma boa opção.

Sensação de saciedade

A proteína ajuda-nos a sentir cheios, por isso incluir proteína nas refeições e lanches ajuda-nos a comer menos. Há quem coma, por exemplo, um ovo a meio da manhã, o que ajuda a chegar à hora do almoço sem voltar a ter fome.

Desenvolvimento dos músculos

muscles musculos

A proteína desenvolve e mantém a massa muscular. Os músculos são sinal de que temos força para desempenhar as tarefas diárias e também nos dão uma silhueta mais elegante.

Alimento importante

A proteína traz vários benefícios ao nosso corpo. E alimentos ricos em proteína diferentes entre si trazem benefícios distintos. Por exemplo, para além da proteína, o atum tem gordura boa, que também é importante.

Compor um prato com uma boa quantidade de proteína também ajuda a evitar outros alimentos menos saudáveis.

Queima calorias

Como o corpo tem de se esforçar mais para digerir a proteína, acabamos por queimar mais calorias. Os cientistas chamam a este processo o efeito térmico dos alimentos. Mas esse extra de calorias queimadas não é o suficiente para, por si só, compor uma dieta.

Quanta proteína?

proteina

Qualquer dieta deve ser equilibrada, tanto na quantidade de proteína, como de hidratos de carbono e gorduras saudáveis. Assim, para por em prática a dieta de proteína na perda de peso, um adulto saudável deve ingerir diariamente 0,83g por cada um dos quilos que pese. Por exemplo, se o seu peso for 68kg, devia consumir diariamente 54g de proteína por dia.

Se faz exercício para perder peso – coisa que devia fazer, mesmo que não tenha este objetivo –, vai querer comer mais proteína. A Academia de Nutrição, Dietética e Dietistas do Canadá aconselha o consumo entre 1,2g a 1,7g de proteína por quilo corporal, por dia, àqueles que pratiquem exercício.

Há outra forma de medir a quantidade de proteína a ingerir. Especialistas em nutrição indicam que do total de calorias, entre 10% a 35% devem ser proteína. Várias apps ajudam a fazer este cálculo rapidamente, assim como controlar o exercício que faça para complementar o seu plano. Seguem algumas sugestões para que siga à risca a sua dieta de proteína na perda de peso:

Será a dieta mais indicada para si?

dieta diet

Fazer uma dieta de proteína na perda de peso implica que 20% da sua alimentação seja à base de proteína. Isso significa que irá comer menos hidratos de carbono. E para algumas pessoas é difícil comer menos fruta, pão e massa, acabando por desistir da dieta de proteína na perda de peso.

Assim sendo, pense bem nas cedências que terá de fazer e na sua capacidade de resistir e de se manter fiel ao plano. Se esta dieta for mais difícil para si, pesquise outras que se adaptem melhor aos seus hábitos para que consiga atingir os seus objetivos.

Veja também: