Dieta de proteínas: porque é tão popular?

As proteínas fazem parte de uma alimentação equilibrada. Mas em que consiste uma dieta de proteínas? Conheça as principais particularidades desta dieta.

Dieta de proteínas: porque é tão popular?
A dieta dos atletas que garante o bom funcionamento dos músculos

dieta de proteínas é uma dieta que se encontra muito associada à alimentação dos atletas, uma vez que garante o bom funcionamento dos músculos e dos tendões.

Por outro lado, e ainda que não seja atleta, as proteínas devem estar presentes na sua alimentação e de uma forma diária, de modo a garantir o bem-estar físico.

Para além da importante função de regular o sistema imunológico, uma vez que estimulam a produção de anticorpos, as proteínas combatem as infeções, sendo responsáveis pela manutenção dos tecidos celulares.

Dieta de proteínas: quais os seus segredos?


dieta de proteínas

Frango, ovo, salmão, tofu, manteiga de amendoim, frutos secos, brócolos e atum são alguns dos alimentos chave que devem fazer parte de uma dieta de proteínas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto deve consumir por dia, em média, 0,83 gramas de proteínas por cada quilo corporal. Contudo, esses valores dependem dos objetivos da sua dieta.

Já no caso dos atletas e, segundo os especialistas, para quem pratica desporto de força, como é o caso do crossfit, a proteína assume um papel importante na reparação dos músculos. Deste modo, a ingestão de proteína deve ser reforçada, passando assim para 1,2 gramas e 1,7 gramas de proteínas por cada quilo corporal, distribuídos entre as 5 a 6 refeições.

Caso não resista à tentação de exceder a ingestão de proteínas recomendada, saiba que o organismo não tem capacidade para absorver mais de 30 gramas de proteína.

Por outro lado, a dieta de proteínas é também muito popular entre quem pretende perder peso. Neste caso particular, verifica-se uma perda de peso muita acentuada, ao serem excluídos os hidratos de carbono, tais como o pão, a massa e as batatas.

Recomendações para as diferentes dietas

A diversidade de dietas que existe atualmente permite escolher o tipo de dieta que mais se adapta à realidade de cada organismo. Isto porque os organismos diferem de pessoa para pessoa e, por essa mesma razão, os metabolismos não reagem da mesma forma aos mesmos produtos.

Por outro lado, apesar de as proteínas serem essenciais para reparar as células do nosso corpo, deve ter-se especial atenção na toma dos suplementos de proteína.

Na verdade, algumas doenças e problemas de saúde podem resultar da toma excessiva de proteína, tais como as doenças renais, queda de cabelo e prisão de ventre.

Deste modo, antes de se iniciar em qualquer dieta, como o caso da dieta de proteínas, deverá consultar um nutricionista que, tendo em conta o seu metabolismo e objetivos, traçará um plano personalizado.

Veja também: